O prefixo pré- não segue a regra base de prefixação estipulada pelo novo acordo ortográfico. Segundo essa regra, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
O Pré-Conselho de Classe das turmas do Programa de Correção de Fluxo do 6º ao 9º ano é um momento muito importante para avaliar o processo ensino aprendizagem quanto a gestão da sala de aula do docente e o desempenho escolar dos alunos, bem como propor novas estratégias de trabalho.
(Pré-Congresso ABRATES 2016)
A forma correta de escrita da palavra é predefinido. A palavra pré-definido está errada. Sempre que quisermos referir alguma coisa que se definiu antecipadamente, ou seja, que se predeterminou, que se prefixou, devemos utilizar o adjetivo predefinido.
O prefixo pré- tem origem latina e exprime a ideia de anterioridade, antecipação. Obs.: se o prefixo não for autônomo, não haverá hífen. Isso ocorre quando o prefixo se apresenta como átono, isto é, sem autonomia fonética. Assim, não aparece acompanhado do hífen e não recebe acento gráfico.
O prefixo pré- tem origem latina e exprime a ideia de anterioridade, antecipação. Quando for tônico (neste caso, com acento agudo) e autônomo, sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é pré-história, com hífen. Acompanhe os exemplos.
A Pré-História recebe este nome pois ela vem "antes" da História, ou seja, é todo aquele período em que a humanidade ainda não havia desenvolvido cultura escrita e nem realizado uma reflexão sistemática, racional, sobre o seu próprio passado.
Qual é o jeito certo de se escrever? Será que é “pré-história” ou “pré história”? Na verdade, a forma correta é com hífen: Pré-história. O prefixo pré (assim como pós, pró, ex, sem, além, aquém, recém, vice) sempre será acompanhado de hífen.
A forma preferencial de escrita da palavra é preconceito, escrita de forma junta, sem hífen. ... Há uma tendência generalizada para a distinção dos termos preconceito e pré-conceito, sendo o preconceito caracterizado como uma intolerância ou discriminação e o pré-conceito como um juízo antecipado ou uma ideia preconcebida.
Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
Preconceito é o ato de julgar algo ou alguém antes de conhecer o objeto de juízo.
Preconceito é uma opinião formada de maneira antecipada, sem o devido conhecimento ou reflexão sobre um determinado assunto. ... Preconceito contra pessoas trans (transfobia) Preconceito contra homossexuais (homofobia) Preconceito contra judeus (antissemitismo)
A palavra preconceito une o prefixo “pré”, que significa anterior, ao sufixo “conceito”, que remete a significado ou juízo. Preconceito é um substantivo abstrato que designa o ato de julgar, ou seja, de emitir-se um juízo ou uma sentença sobre algo antes de conhecer-se o que se é julgado.
Preconceito é uma opinião formulada sem a devida reflexão ou exame crítico. Geralmente desprovida de qualquer fundamento, essa opinião acaba influenciando modos de pensar e agir, podendo determinar atos de intolerância contra pessoas ou grupos sociais.