O saque do FGTS deve ser realizado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal....O que levar:
Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.
Se o aposentado continuar trabalhando na mesma empresa, ele pode sacar, mês a mês, os depósitos realizados no fundo; Se trocar de emprego, o aposentado só irá receber o saldo do Fundo de Garantia ao final do contrato de trabalho.
Como sacar o FGTS pelo app para Android e iOS
Isso significa que mesmo sendo demitido neste período, ele não tem direito a nenhum benefício especial. Mas, continua recebendo o seguro desemprego e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), bem como a multa rescisória de 40%.
Resposta: Não. Se optar pelo saque-aniversário, o trabalhador só perde o direito ao resgate do dinheiro do FGTS em caso de demissão, mas continua tendo direito ao saque para compra da casa própria, aposentadoria, doenças graves e demais casos previstos em lei, inclusive o saque emergencial.
Sim. O uso do saque emergencial não prejudica o direito de o valor do fundo de garantia se for demitido sem justa causa. ... Quem opta pelo saque-aniversário não pode sacar todo o valor do fundo de garantia se for demitido sem justa causa, apenas os 40% de multa.
Ou seja, o trabalhador não poderá efetuar o saque do FGTS logo após o pedido de demissão, mas se por acaso esse trabalhador, por qualquer motivo, ficar três anos ininterruptos fora do regime CLT, ele poderá sim ter direito de sacar o saldo integral do FGTS.