Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.
Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, ou seja, está certo escrever tanto haver quanto a ver. Haver e a ver são parônimos, isto é, palavras com similaridade na grafia e com mesmo som, porém com significados distintos.
Como se escreve: nada haver ou nada a ver? A forma correta de se escrever a expressão é nada a ver. Ela indica que algo não está relacionado, não corresponde ou não diz respeito a outra coisa.
Significado de Haver verbo impessoal Ter uma existência real ou abstrata; existir: há livros na sala. Passar a existir num certo tempo; ocorrer: não houve aula hoje. Ter passado ou ocorrido; decorrer: há dois dias parei de beber.
Apesar de ser pouco usada, a expressão ter a haver pode ser utilizada para indicar o ato de ter quantias monetárias para serem recebidas. Assim, significa o ato de ter a receber ou a reaver determinado valor.
A palavra Deve encontra-se no presente do modo indicativo. A palavra Haver corresponde a uma síntese da expressão «tem a haver» e corresponde ao futuro perifrástico que tanto apreciamos.
Bem simples e vital: o “ter” só deve representar POSSE; já o “haver”, enquanto verbo principal, representa EXISTIR, ACONTECER, OCORRER. ... Nesse caso, com o uso padronizado do verbo TER. Ela, a vida, tem gente!