Pegue seu anel ou aliança de ouro e passe pela cerâmica fazendo um pouco de pressão. Se a mancha for escura, então seu anel não é de ouro e se a mancha for dourada então indica a veracidade do produto.
Abaixo de 18k, a classificação que a Caixa Econômica utiliza é simplesmente OURO BAIXO. Em outras palavras: comprando o que o mercado vende como Ouro 16k, você paga um pouco mais barato, mas leva para casa um percentual bem menor de ouro.
Um exemplo claro de oxidação em metais nobres como o ouro abaixo de 9k é o escurecimento que apresentam quando estão expostos a água ou ar por um longo período de tempo, que faz com que as Jóias absorvam a humidade corroendo a superfície causando o escurecimento. .
Prepare uma pasta com duas colheres de água morna e uma colher de bicarbonato de sódio; Retire a joia da água e com a ajuda de um pano, esfregue a peça; Tenha cuidado para não danificar o ouro; Pronto!
Uma reação verde indica que seu objeto é um metal base ou folheado a ouro. Uma reação da "cor do leite" indicaria um material de prata folheado a ouro. Se não houver reação, então é provável que você esteja lidando com ouro real.
amarelo: ouro puro (75%) + prata (12,5%) + cobre (12,5%); branco: ouro puro (75%) + paládio (25%); rosé: ouro puro (75%) + cobre (22,25%) + prata (2,75%); negro: ouro puro (75%) + cobalto (25%);