o consorciado pode receber os valores restantes em seu saldo, conforme o determinado no contrato; o consorciado tem direito as cópias de todos os documentos que foram assinados por ele; em caso de rescisão contratual, o consorciado pode ter de volta o valor pago por meio da contemplação da cota cancelada.
Em resumo, mesmo após solicitar o cancelamento do plano, o consorciado permanece concorrendo nas assembleias gerais ordinárias para recuperar o montante. Sendo assim, é preciso manter os dados pessoais sempre atualizados junto à administradora e continuar acompanhando os sorteios.
Esse lucro tem sua origem na chamada TAXA DE ADMINISTRAÇÃO, que é embutida na prestação mensal paga pelo consorciado. Desse modo, o consumidor que desistir do consórcio terá direito a receber parte do que pagou de volta, pois o que é vedado é a PERDA TOTAL DAS PARCELAS PAGAS.
Quando o cotista desiste ao longo do contrato, tem-se o que chamamos de cancelamento de cota. ... De acordo com a Lei o consorciado desistente pode receber o dinheiro investido no consórcio antes que o grupo seja encerrado desde que seja sorteado como "cota cancelada". Os sorteios acontecem todos os meses.
Para cancelar um contrato, é sempre recomendável que o consumidor comunique a empresa por escrito (por carta ou e-mail, por exemplo). O contrato de adesão ao consórcio deve indicar o prazo para a devolução das parcelas pagas.
Para informações gerais sobre o sistema de consórcio, reclamações, sugestões e solicitação de cancelamento, ligue para: A qualquer momento fale conosco através do e-mail sac.consorcio@yamaha-motor.com.br.
Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), venho através desta requerer o cancelamento imediato de meu (especifique o serviço a ser cancelado), contrato nº (informar), junto à esta empresa.
Você pode pedir a suspensão, desde que sua cota não esteja contemplada, a qualquer momento por meio de nossos canais de atendimento:
Ainda assim, acredite, existem algumas formas de ser contemplado mais rápido no consórcio....
O que fazer depois de ter sido contemplado no consórcio?
Como funciona o ranking dos 10 melhores consórcios do Brasil
Saiba algumas das administradoras que podem te oferecer o melhor consórcio de automóveis pelo Brasil todo:
Mycon, o consórcio com a menor taxa do Brasil.
No período, a taxa cobrada pela administradora correspondia a 21,6% do valor da carta de crédito. Já o Bradesco cobrava, em média, a taxa mais baixa: 16,6%....
18%
Como por exemplo: qual o consórcio imobiliário com a menor taxa de administração? Considerando dados de 2020, atualmente a administradora de consórcios com menor taxa é a Ademilar, que trabalha com o percentual de 24%, seguida pelo Banco Bradesco (25%) e a empresa Rodobens (26%).
Para ele, a desvantagem do consórcio não é financeira, mas temporal, condicionada ao prazo de espera de contemplação ou entrega do bem. “Uma pessoa pode pagar o consórcio por anos sem usufruir do bem, pagando taxas para o consórcio no lugar de receber juros pela sua economia”, finaliza.
O consórcio é um bom negócio principalmente para quem tem dificuldade de guardar dinheiro. ... Além disso, o valor que é investido no consórcio fica sob responsabilidade da administradora, o que ajuda a evitar possíveis gastos por impulso. Assim, optar pelo consórcio também ajudará na disciplina financeira.
Isso porque o consórcio costuma ser mais vantajoso que o financiamento, pois só cobra a taxa de administração. ... Ou seja, as taxas de um consórcio podem ser mais de 6 vezes menores que os juros de um financiamento. Portanto, se você quer fazer uma aquisição planejada, consórcio vale a pena em relação ao financiamento.
É totalmente confiável. O consórcio é um investimento confiável e bastante procurado pelos clientes que têm um perfil poupador. A organização financeira e as prestações fixas, sem juros. Isso permite aos consumidores adquirir seus bens por valores mais justos.
Um dos grandes riscos do consórcio é a “quebra” da administradora. Por isso, é imprescindível checar o histórico, a solidez e a idoneidade da empresa. Outro ponto importante é analisar a inadimplência dos participantes do consórcio: se for alta, é um bom indicativo de que as contas podem não fechar no final.
7 coisas que você precisa saber antes de entrar em um consórcio
Para descobrir esta informação é muito simples, basta acessar o site do Banco Central. Na seção “perfil cidadão”, você encontrará o tópico “Consórcios e Administradoras”, trazendo a lista de empresas por segmento.
Consulte o site do Banco Central para conferir a relação de empresas autorizadas, em www.bcb.gov.br, ou clique aqui e encontre uma administradora associada à ABAC.
O lance fixo é representado por uma porcentagem do crédito definida pelo administradora do consórcio. Se mais de um consorciado oferecer este tipo de lance, o desempate leva em conta o número da pedra chave sorteada. O lance livre pode ser oferecido por qualquer consorciado e não possui limite de valor.
Para ter mais chances de ser contemplado rapidamente, a dica é dar um lance correspondente a 20% e 50% do valor total do bem. Mesmo assim, não há garantia de vitória. Afinal, ganha o lance quem apresentar o maior valor. Por outro lado, há casos em que esse percentual pode ser menor, tudo depende do perfil do seu grupo.