Em um canteiro ou em vaso grande, plante o dente e as raízes em uma profundidade de 3 a 5 cm - vale deixar um espaço entre uma muda e outra, variando de acordo com o espaço total do seu canteiro. Nesta fase inicial, a dica é deixar o solo úmido (mas nunca encharcado) para que as mudas se desenvolvam.
140 dias
Coloque um dente de alho em cada buraco; Cubra totalmente o buraco com mais substrato; Posicione a garrafa pet em uma área com abundância de luz solar direta; Por fim, regue (a irrigação deve ocorrer a cada 10-15 dias ou quando o solo estiver seco).
A recomendação é que o alho seja plantado no começo do outono, mas esse fator pode mudar de acordo a situação de cada produtor. A temperatura ideal deve ser de 10°C a 15°C, pois o alho, mesmo necessitando da incidência direta e constante do sol, se adapta melhor em climas mais frios e com baixa umidade do ar.
O alho deve ser colhido quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas. Nesta fase, os bulbos encontram-se fisiologicamente maduros e não haverá prejuízos à conservação dos mesmos após a colheita.
Separar alguns dentes de alho, descascar e fatiar em pedaços bem fininhos. Distribuir as fatias na bandeja do desidratador; Levar a bandeja com as fatias finas de alho para desidratar em 50º C no aparelho. Mexer e girar a cada poucas horas até que o alho esteja totalmente seco.
Use em todas as preparações culinárias em substituição ao alho fresco. Desidratado ele é indicada em todas as preparações do alho fresco, bastando hidratá-lo em água gelada ou adicioná-lo seco em sopas e molhos. Alho desidratado pode ser armazenado sem refrigeração.
linda crocante, assim como uma textura dourada para incrementar as suas receitas....Exemplo de onde usar alho frito:
Modo de Preparo
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Escolha os ramos de coentro e lave bem. Depois seque e separe só as folhinhas e os galhos mais tenros. Em cima de um prato coloque duas folhas de papel toalha e por cima distribua o coentro. Leve ao forno de microondas em potência alta por cerca de 2 minutos (se precisar coloque um pouquinho mais).
Aliás, o alho e a cebola em pó ficam excelentes em pratos com ovos. Dá para temperar o ovo mexido ou a omelete com algumas pitadinhas, além do sal e da pimenta. E, se gostar, ervas frescas ou secas também caem bem, como salsinha e cebolinha picadas finamente.
Como consumir: pura e desidratada é indicada em todas as preparações da cebola fresca, bastando hidratá-la em água gelada, ou adicioná-la seca em sopas, molhos, aves e carnes bovinas, etc.
É rica em flavonoides, elemento com propriedades anti-inflamatória e anti-oxidante. Possui também sais minerais, tais como: potássio, sódio, fósforo e cálcio e vitaminas B e C. Ótima opção para o preparo de caldos, tempero de saladas, vinagrete e legumes.
Remova as cebolinhas dos sacos e solte os ramalhetes. Coloque as ervas sobre uma camada de papel-manteiga ou sobre uma tábua de corte e triture-as com as mãos ou corte-as em pedacinhos com uma faca. Guarde as cebolinhas desidratadas em um recipiente com tampa, como um pote de vidro. Mantenha-as ao abrigo do sol direto.
Desidratando a Salsinha no Forno. Lave a salsinha em água fria. Separe as partes mais rígidas do caule das folhas mais macias e pique a salsinha em pedaços de aproximadamente 0,6 cm. Então escalde a salsinha em água fervente por uns 20 ou 30 segundos.
Coloque a assadeira em um local seco e arejado na cozinha onde não seja perturbada. Cubra com papel encerado para proteger contra insetos e outras partículas de comida. Vire o gengibre ralado uma vez por dia com as pinças, e substitua o papel encerado diariamente até a raiz secar.
Coloque o cheiro-verde em um recipiente com 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária. Você também pode usar o hipoclorito de sódio. Deixe agir por 20 minutos. Lave em água corrente.
11 receitas com cheiro-verde para abusar desse tempero saboroso
A combinação da cebolinha com a salsa ou com o coentro é popularmente conhecida no Brasil como cheiro-verde. São todas plantas condimentares, usadas em vários países há centenas de anos.
Rica em fibras, vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C, E e do complexo B, o vegetal também é fonte de proteínas e potássio e apresenta propriedades diuréticas, que ajudam a prevenir ou eliminar a retenção de líquido no corpo.