Os ácidos carboxílicos também se classificam de acordo com o tipo de cadeia: Ácido alifático: possui cadeia aberta. Ácido aromático: o radical R é substituído por um anel aromático, como no Ácido cítrico. Ácidos monocarboxílicos alifáticos com até quatro carbonos são líquidos incolores e solúveis em água.
Os ácidos carboxílicos são compostos que pertencem à Química Orgânica, a parte da química que estuda os compostos que contêm carbono. No cotidiano, esses ácidos são encontrados no vinagre e manteiga rançosa, além de serem aplicados na produção de desinfetante e de sucos de frutas.
De acordo com a IUPAC, a nomenclatura dos ácidos carboxílicos é diferente da dos demais compostos orgânicos no sentido de que utiliza o prefixo “ácido” e o sufixo “oico”.
Resposta. Nomenclatura IUPAC: "ácido + prefixo + tipo de ligação + terminação oico".
Resposta. Resposta: Segundo a IUPAC, o nome de um aldeído é obtido utilizando o prefixo do número de carbonos da cadeia principal seguido pelo sufixo "al". Nos compostos que apresentam ramificações, considera-se como principal a cadeia que contém o grupo funcional, iniciando-se nela a numeração.
A nomenclatura dos alcinos normais é feita escrevendo-se o prefixo que indica o número de carbonos, o infixo “in” e o sufixo “o”.
Nomenclatura. De acordo com a nomenclatura IUPAC, éteres adotam o mesmo sufixo dos alcanos, enquanto que o radical ligado à cadeia principal recebe o sufixo -oxi. O nome usual considera a função éter e o radical recebe o sufixo ico.
A nomenclatura dos éteres pode ser feita de duas formas, sendo que na mais reconhecida escreve-se a cadeia menor seguida de “oxi” e depois a cadeia maior com o sufixo.
A nomenclatura oficial dos éteres é feita da seguinte forma: Prefixo que indica o número de carbonos do menor radical + OXI + radical nome do hidrocarboneto correspondente ao maior radical.
Metil, metila ou (em Portugal) metilo é um radical alcoíla monovalente constituído de apenas um carbono ligado diretamente com três hidrogênios devido à tetravalência do carbono. É derivado do metano e apresenta formula CH3- .
pentano
Quando parte da cadeia é fechada e parte é aberta (tem, pelo menos, um carbono fora do ciclo), ela pode ser classificada como mista, embora seja comum também classificá-la como cíclica ramificada. ... Cadeia insaturada - quando, além das ligações simples, aparecem ligações duplas ou triplas entre os átomos de carbono.
Trata-se se um Éster, cujo nome dado de acordo com as Regras da IUPAC seria Etanoato de Metila.
Resposta. Explicação: O composto é uma cetona, então terá sulfixo ona.
Cadeia mista: é aquela cadeia que possui pelo menos uma parte em que os átomos não estão encadeados (ou seja, fechados, cadeia aciclica), e a outra parte é fechada(cadeia ciclica). Cadeia ramificada: aquela cadeia que possui mais de duas extremidades e tem pelo menos um carbono terciário ou quaternário.
Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo. As cadeias fechadas ou cíclicas ainda se dividem em dois grupos: aromáticas e não aromáticas.
Classificação das cadeias carbônicas
A classificação das cadeias carbônicas se dá segundo quatro critérios: o fechamento da cadeia, a disposição dos átomos, os tipos de ligações e a presença de heteroátomos.
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas. Existem milhões de compostos orgânicos cujas estruturas formadas principalmente por átomos de carbono são chamadas de cadeias carbônicas.