EQST

Qual A Anatomia Do Dente?

Qual a anatomia do dente?

Anatomia Dos Dentes Coroa— parte superior do dente, geralmente é a única parte visível. O formato da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os dentes anteriores são mais afiados, têm a forma de um cinzel e servem para cortar, enquanto os molares têm superfície plana e servem para triturar os alimentos.

Quais são as partes de um dente?

Anatomia dental: conheça as partes dos dentes

  • Esmalte dos dentes. O esmalte dos dentes é uma barreira protetora que envolve a parte visível do dente. ...
  • Dentina. A dentina se encontra debaixo do esmalte do dente e do cemento que se forma ao longo das raízes dos dentes. ...
  • Cemento. ...
  • Raiz. ...
  • Canal radicular ou pulpar.

Qual é a classificação dos dentes?

A classificação e a função dos dentes Ao todo são 32 dentes, contando com o nascimento dos 4 sisos. Eles são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares.

Quais são as funções dos dentes?

Ela é a porta de entrada para todos os alimentos que ingerimos ao longo da vida e tem a função de mastigar e triturar bem as refeições para que o resto do processo seja bem feito. Ou seja, sem a presença de todos os dentes na arcada, o organismo pode passar por grandes problemas.

Qual é a função do dente Pré-molar?

Existem dois caninos na arcada superior e dois na inferior, e sua principal função é a de rasgar os alimentos. Pré-molares: Localizados logo após os dentes caninos, existem ao todo oito pré-molares, quatro em cada arcada. ... A função dos dentes pré-molares é a de triturar os alimentos.

Qual a função dos dentes posteriores?

A mastigação é feita inicialmente pelos dentes incisivos (4 dentes da linha antero-superior e antero-inferior) e caninos, que cortam e “rasgam” os alimentos, passando para os pré-molares que trituram a comida, transformando o bolo alimentar em partes menores e por fim os molares (dentes posteriores), onde os alimentos ...

Quais são os dentes posteriores?

A dentição é formada por dois grupos de dentes: anterior e posterior. Estes, por sua vez, estão divididos em dois subgrupos: o grupo de dentes anteriores consiste em incisivos e caninos; o grupo de dentes posteriores é formado por pré-molares e molares.

Quais são os dentes anteriores?

Os dentes anteriores são os seis dentes localizados na frente da boca em cada arcada. Logo atrás deles estão os pré-molares, e os molares estão localizados no fundo da boca. Os oito incisivos são os dentes achatados, quadrados e afiados, localizados na frente e no centro, usados para cortar alimentos.

Quais dentes tem 2 raízes?

Incisivos inferiores: apresentam uma raiz e até 40% apresentam dois canais radiculares. Caninos Inferiores: quase a totalidade apresenta uma raiz e um canal radicular. Primeiro pré-molares superiores: apresentam 2 raízes e dois canais radiculares em quase a totalidade dos elementos dentários.

Quantas raízes tem o segundo molar inferior?

- Três canais na raiz mesial e dois canais na raiz distal. - Esses dentes podem se apresentar com três raízes e todas as variações anteriormente citadas. Esses dentes podem apresentar anatomia interna e externa semelhantes aos primeiros molares inferiores.

Quantas raízes tem o segundo molar superior?

B) Segundo Molar Superior Esses dentes apresentam variação no número de raízes. Eles podem apresentar duas, três e até mesmo quatro raízes.

O que é geminação no dente?

A geminação, também chamada de dente geminado, é uma anomalia dentária que descreve um dente de tamanho grande ou de formato anormal que parece ser composto por dois dentes.

O que é anquilose do dente?

Na anquilose dental, ocorre a perda do ligamento periodontal e sua substituição por tecido ósseo, fazendo com que a articulação do tipo gonfose desapareça e a relação entre dente e osso passa a ser direta6-8.

O que é a fusão do dente?

Na fusão dental, temos dentes que, em algum momento no período da sua formação (odontogênese), tentaram de fusionar. Por consequência disso, acontece a união de dois germes dentários adjacentes. Desse modo, encontram-se aderidos pela dentina, possuindo duas coroas e duas raízes.

O que é Dens in dente?

Dens in dente é uma anomalia de desenvolvimento dentário caracterizada pela presença de tecidos calcificados, como esmalte e dentina, no espaço da cavidade pulpar. A invaginação destes tecidos mineralizados, antes da sua calcificação, é a causa mais provável desta anomalia.

O que quer dizer Hipercementose?

Hipercementose é um problema que afeta o formato e a superfície das raízes dos dentes. Mais especificamente, caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de um material chamado cemento na raiz de um dente, resultando em um formato anormal, como explica um artigo publicado na revista BMJ Case Reports.

Como extrair um dente com Hipercementose?

Nos casos de hipercementose, o cemento continua a ser depositado e forma uma raiz larga e bulbosa, difícil de ser removida através da técnica exodôntica fechada, pois o uso de força excessiva a fim de expandir o osso pode resultar na fratura da raiz ou da cortical vestibular, tornando o procedimento mais difícil.

O que causa reabsorção radicular?

Reabsorção Radicular Apical Externa (RRAE) Quando ocorre uma ruptura na região de pré-cemento, os osteoclastos entram em contato com os tecidos mineralizados e, assim, inicia-se o processo de reabsorção do tecido calcificado.

O que é fratura radicular?

Keywords: Root, fracture, endodontics. As fraturas radiculares horizontais ou oblíquas, também chamadas de intraalveolares, caracterizam-se pela ruptura das estruturas rígidas da raiz, que fica dividida em dois segmentos: um apical e o outro coronário (Soares et al., 2008).

O que é fratura corono radicular?

Uma fratura coronorradicular é definida como uma fratura que envolve esmalte, dentina e cemento. Essas fraturas podem ser classificadas como complicadas, quando há envolvimento pulpar, e não complicadas, quando o mesmo não ocorre1.

Qual é o tratamento preconizado em fraturas corono radiculares longitudinais?

Nas fraturas longitudinais ou oblíquas o tratamento de escolha é a exodontia. Já o prognóstico das fraturas transversais é o mais favorável que as demais. Realizar a proservação através de acompanhamento clínico e radiográfico durante um, três, quatro e seis meses e todos os anos.

O que causa fratura no dente?

A fratura na raiz do dente normalmente acontece após um trauma, acidente, mastigação de alimento ou objeto muito duro, agressão física, queda ou em decorrência da fragilidade de tratamento de canal mal sucedido.

O que fazer quando se quebra um dente?

O que fazer caso um dente quebre?

  1. procure pelo fragmento quebrado e limpe-o com água corrente;
  2. coloque-o em uma solução de pH neutro, como soro fisiológico ou leite;
  3. faça um bochecho de água com sal ou com enxaguante bucal para limpar o local.

Quando quebra o dente tem conserto?

Quebrar um dente é uma experiência desagradável e pode trazer diversos constrangimentos. Porém, poucas pessoas sabem que esse tipo de acidente acontece com mais frequência do que imaginamos. Independentemente da causa, dente quebrado tem conserto e a melhor coisa a fazer nessa situação é procurar um dentista.