A membrana celular é muito permeável à água. Colocadas em uma solução hipotônica, as células aumentam de volume devido à penetração de água. Se o aumento de volume for muito acentuado, a membrana se rompe e o conteúdo da célula extravasa, fenômeno conhecido como lise celular.
A plasmólise é a retração do volume das células vegetais e animais por perda de água. Este fenômeno dá-se quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água, isto ocorre através de um processo chamado osmose.
Dicas de brincadeiras para trabalhar a hipotonia em casa
1 mês: começa a firmar a cabeça e a rir para se comunicar; 3 meses: começa a firmar as pernas, e os pés já ficam mais “duros” quando encostam no chão ou em uma superfície firme; 4 a 6 meses: o bebê apresenta diferentes reações (choro, sorriso) a depender da entoação da voz de quem fala com ele.
Até os 18 meses, é considerado normal, porém quando se estende pode se tornar um problema real a ser investigado junto ao Pediatra e Ortopedista. Raramente as pernas arqueadas são causadas por uma deficiência de vitamina D especialmente em países do hemisfério norte, devido à baixa exposição ao sol.
5 brincadeiras para estimular o bebê a andar sozinho
Alguns pequenos de 7 a 9 meses já podem ficar de pé apoiados nas grades do berço ou do sofá. Entretanto, é só por volta dos 12 aos 14 meses que o bebê começa a andar, de fato. Aos 18 meses, a maioria das crianças consegue andar sozinha.
A maioria dos bebês começa a andar de maneira independente dentro de 2 a 3 meses após aprender a se levantar sozinho.
Perto de completar um ano, seu bebê provavelmente será capaz de se levantar sozinho, e estará pronto para dar os primeiros passos. Lembre-se sempre de que os bebês se desenvolvem em ritmos diferentes. Se estiver preocupada com o desenvolvimento físico do seu bebê, lembre-se de conversar sobre isto com o seu pediatra.
Não há uma idade certa para a criança andar, e sim um período - entre 10 e 18 meses - para que isso aconteça. Se o seu filho só deu os primeiros passos sozinho com 1 ano e 4 meses, e o da sua irmã com 1 ano, não quer dizer que ele tem um atraso neurológico ou neuromotor ou que foi pouco estimulado por você.