Abdução do ombro Movimento do segmento afastando-se da linha média, em plano frontal. Os responsáveis por este movimento são o deltoide anterior e médio, o supraespinhoso e o bíceps.
Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
Em relação as ações musculares, podemos definir como movimentos padrões da escápula : a elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo, que influenciam nos movimentos do braço.
Ossos da cintura escapular são formados pela escápula e clavícula. Os ossos do membro superior são úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo e falanges (proximal, média e distal). Avalie como o úmero, osso do braço, superiormente se articula com a escápula e inferiormente com o rádio e a ulna, e ossos do antebraço.
A cintura escapular é formada por 5 articulações (gleno umeral, esterno clavicular, acrômio clavicular, córaco clavicular e escápulo torácica).
Cintura pélvica é o nome dado à união do esqueleto axial ao esqueleto apendicular nos membros inferiores e é composta por duas articulações: a Sacro-Ilíaca, que é o local de junção entre o sacro e o osso pélvico e a Sínfise Púbica, onde ocorre a junção entre o púbis direito e o esquerdo.
A pelve pode ser classificada de acordo com o formato de sua abertura superior. Existem quatros tipos, ginecóide, andróide, antropóide, platipelóide.