As pontes de hidrogênio determinam as duas forças básicas responsáveis pela retenção e movimento da água no solo: a atração entre moléculas de água (coesão) e atração das moléculas de água pelas superfícies sólidas (adesão).
O tempo de irrigação (TI) é calculado dividindo-se o valor de ETc acumulada (ETca) pela intensidade de aplicação dos emissores. Deve-se acrescentar de 10% a 20% ao valor de ETca, para compensar a desuniformidade do sistema de irrigação. Quanto maior a desuniformidade, maior deve ser o acréscimo.
Na prática, o turno de rega representa o número de dias que o solo terá reserva de água suficiente para suprir a necessidade hídrica das plantas, sem prejudicar o seu desenvolvimento. Assim, a umidade do solo será igual ou maior que a umidade mínima definida pelo fator de disponibilidade de água no solo.
O método de Thorntwaite é calculado da seguinte forma:
As técnicas utilizadas para estimar a evapotranspiração em uma bacia hidrográfica baseiam-se no balanço hídrico, no uso do lisímetro ou na utilização de equações empíricas baseadas em dados climáticos.
A evaporação é responsável pelo movimento da água para o ar a partir de fontes como o solo, dossel florestal e corpos d'água, como lagos, córregos, rios e mares. A água recebe calor solar e aquece até que atinge seu ponto de ebulição.
Evapotranspiração é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração. ... O solo armazena a água que chega através das chuvas. Esta água tem duas maneiras de retornar à atmosfera. Uma é a evaporação direto do solo, a outra é através das plantas.