Por isso, ser abordado em uma operação de fiscalização é um dos maiores receios da maioria dos motoristas. Obviamente, a melhor maneira de evitar o valor da multa por embriaguez é não dirigir após ingerir substância alcoólica. Você já deve estar cansado de ouvir a famosa frase: “se beber, não dirija”.
Carvão ativado é outra tentativa feita pelos motoristas. O carvão absorve as moléculas do álcool, mas não em quantidade suficiente para burlar o teste, portanto, mais uma teoria que pode ser considerada falha. Inspirar e expirar o ar diversas vezes foi também testado.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), alguns testes de alcoolemia podem detectar rastros de álcool até 12 horas após a ingestão. Por isso, o recomendado é aguardar 12 horas para assumir o volante. Estudos indicam que cerca de 90% do álcool consumido é absorvido na primeira hora.
Será gerada uma infração gravíssima na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Terá que ser paga uma multa no valor de R$ 2.
Diminuição da capacidade de discernimento e perda da inibição. Leve sensação de euforia, relaxamento e prazer. Entorpecimento fisiológico de quase todos os sistemas. Diminuição da atenção e da vigilância, reflexos mais lentos, dificuldade de coordenação e redução da força muscular.
Dirigir com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 decigramas é crime, sujeito à detenção, mesmo que o motorista não provoque risco a outras pessoas.
Portanto, ao ser preso em flagrante por dirigir alcoolizado, o condutor não pode ser liberado mediante pagamento de fiança, arbitrada pelo delegado. A autoridade policial está autorizada a conceder fiança para os crimes cuja pena privativa de liberdade máxima não ultrapasse 4 anos, conforme o art.
Caso o motorista fira gravemente alguém com seu ato, ele pode ser condenado à reclusão de 3 a 6 anos. Já se houver morte, a prisão passa a ser de 5 a 10 anos.
No dolo direto, o criminoso quer cometer o crime. ... Já o dolo eventual ocorre quando a pessoa assume o risco de cometer o crime e gerar o resultado. Ela não queria cometer, mas previu a possibilidade de cometê-lo e não estava nem aí se cometesse.