CARAMELIZAÇÃO. A caramelização envolve a conversão de açúcares em compostos coloridos pela hidrólise inicial em monossacarídeos seguida da polimerização deles pela influência do calor.
Caramelização:A caramelização ocorre entre açúcares não redutores, em particular com a sacarose e na ausência de compostos nitrogenados. O caramelo é um pigmento que também favorece os alimentos com sabor e aroma.
Para que a reação de Maillard ocorra, é preciso que haja aminoácidos ou proteínas (que são cadeias de aminoácidos), carboidratos e temperatura de 120 graus C ou superior. A alta temperatura fará com que estes compostos comecem uma reação em cadeia em que se ligam e criam moléculas instáveis.
Os processos de calor utilizados no processamento de produtos lácteos são geralmente para pasteurização ou remoção de água. Esta aplicação de calor inicia a reação de Maillard, que gera compostos de sabor adicional ou compostos que possam reagir quando o alimento for cozido causando alterações sensoriais.
Um açúcar redutor é qualquer açúcar que, em solução básica, apresenta um grupo carbonílico livre aldeído (derivado de uma aldose). Sua capacidade de redução se dá pela presença de um grupo aldeído ou cetona livre. ... Os principais açúcares redutores são glicose, maltose e lactose.
O escurecimento enzimático ocorre devido a presença da enzima polifenoloxidase (PPO), uma enzima que catalisa a oxidação de compostos fenólicos, produzindo pigmentos escuros em cortes ou superfícies danificadas de frutas e hortaliças.
O escurecimento enzimático é uma reação entre o oxigênio e um substrato fenólico, catalisado pela enzima polifenoloxidase, sem envolver carboidratos. Já o escurecimento não enzimático ocorre uma reação de condensação do grupamento carbonila do açúcar redutor e o grupamento amínico do aminoácido, peptídeos e proteínas.
Causado pela oxidação de substâncias presentes naturalmente em vegetais por meio de enzimas também presentes naturalmente, formando pigmentos escuros! A polifenoloxidase (PPO), – Frutas e hortaliças, – Responsável pelo escurecimento enzimático durante o manuseio pós-colheita e a industrialização.
Há algumas maneiras de prevenir a modificação das cores das frutas: – Esfregando a parte externa da polpa com gotas de limão; – Mergulhando a fruta em água com suco de limão; – Colocando a fruta imediatamente em uma calda de água e açúcar (é, isso mesmo: água + açúcar!).
Para evitar que frutas como banana, maçã, pera, pêssego, nectarina e abacate escureçam com o passar do tempo, use um suco de fruta cítrica. Assim, você mantém os cubinhos de fruta todos com sua cor original e fresquinhos.
Outra reação provocada pelo etileno é a quebra das fibras do fruto, o que o torna mais macio. Além disso, durante o amadurecimento da fruta, a clorofila, um pigmento que fornece a cor verde dos vegetais, vai diminuindo, por isso, a fruta muda de cor.
É nesse momento do seu desenvolvimento que ocorre a quebra do amido que produz a glicose que dá ao fruto seu gosto adocicado e ácido, a quebra da clorofila que provoca sua mudança de coloração, e a quebra das fibras do fruto que causa seu amaciamento.
Já os exemplos de frutos não-climatéricos, que não amadurecem depois de colhidos e por isso podem ser logo guardados na geladeira, são o abacaxi, figo, coco, carambola, framboesa, mirtilo, amora, laranja, limão, morango, cereja, tangerina e uva.
Apesar de não ser a melhor opção, ainda assim é válida! Para amadurecer o mamão, basta colocá-lo dentro do saco, fazer alguns furos com palitos de dente ou garfo, assim o mamão ainda pode ter contato com ar novo e produzir o etileno para continuar a amadurecer.
6 meses
Deixar o mamão embalado num papel sem tinta ajuda a concentrar a quantidade de gás etileno que nele existe e com o aumento dessa substância o processo acaba acontecendo mais rápido, fazendo com que o mamão esteja maduro em um tempo menor do que aconteceria de forma natural.
Ao riscar o fruto longitudinalmente, a maturação do fruto acontece mais rapidamente, uma vez que as incisões eliminam em grande porção o látex contido na fruta, essa técnica pode alterar o sabor da fruta, pois o látex contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar o sabor.