Os planos de saúde cobrem sim o parto, mas existe uma carência de 300 dias para parto.
Dizemos que um trabalho de parto está efetivo quando ele entra na fase ativa. Isto é, quando as contrações se intensificam e ficam mais regulares. Os profissionais do parto costumam associar a fase ativa do parto à ocorrência de duas a três contrações vigorosas em um período de dez minutos.
Pensando nisso, a Unimed criou o Programa Parto Adequado, um modelo inovador de atenção ao parto no país. Implantado em nosso Hospital Unimed Americana e monitorado pela Agência Nacional de Saúde, o Parto Adequado foi desenvolvido para oferecer todo o suporte necessário antes, durante e depois do nascimento do bebê.
A(o) cliente que tiver o plano Hapvida, com obstetrícia e com carência cumprida para parto, terá até 30 (trinta) dias, do nascimento ou da adoção de seu filho, para fazer a inclusão da criança no plano Hapvida e torná-lo um “Bebê Hap”. Com isso, o bebê não cumprirá qualquer tipo de carência.
Para o parto a termo, aquele que ocorre a partir de 38 semanas de gestação, a carência é de 300 dias. Se o parto for prematuro, ou seja, ocorrer até o final da 37ª semana, a carência é de 180 dias.
A melhor situação é a contratação de um plano de saúde com uma certa antecedência da previsão do parto, considerando a possibilidade de exigência de carência de 300 dias para parto. Portanto, o ideal é a contratação com antecedência de 10 meses e, após a contratação, esperar 2 meses para engravidar.