O tratamento biológico, é uma das soluções mais econômicas para tratar efluentes biodegradáveis, a matéria orgânica contaminante é degradada e digerida por microrganismos (bactérias, protozoários e algas) presentes nos tanques de tratamento. Existem dois tipos de tratamento biológico, aeróbio e anaeróbio.
O tratamento biológico é uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica de efluentes biodegradáveis. Nesse processo ocorre a ação de agentes biológicos como bactérias, protozoários e algas. Essa degradação pode ocorrer por meio do tratamento biológico aeróbio e anaeróbio.
O tratamento com imunobiológicos é uma maneira muito eficiente e altamente avançada para tratar as doenças autoimunes. Isso se dá porque os medicamentos imunobiológicos são capazes de melhorar as manifestações crônicas das doenças em que o sistema imunológico encontra-se desorientado.
Os imunossupressores diminuem a atividade do sistema imunológico e, por isso, controlam as doenças inflamatórias crônicas, como a DII.
Os imunobiológicos são estruturalmente anticorpos ou receptores, direcionados a um alvo específico. São verdadeiros “bisturis farmacológicos”, capazes de interações pontuais no sistema imune. Seus mecanismos de ação principais são: Bloqueio de substâncias inflamatórias e solúveis no sangue, chamadas de citocinas.
Imunizações Tabela de Imunobiológicos
RESUMO DAS INDICAÇÕES DO CRIE, POR IMUNOBIOLÓGICO:
Trata-se de uma rede constituída de infraestrutura e logística próprias com a finalidade de facilitar o acesso de pessoas com necessidades específicas de imunização a uma ampla gama de vacinas, soros e imunoglobulinas que não são oferecidos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou o são apenas para faixas etárias ...
Os Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) são centros constituídos de infraestrutura e logística específicas, que têm como finalidade facilitar o acesso da população, em especial dos portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de comorbidade, ou exposição a ...
O objetivo da Rede de Frio é assegurar que todos os imunobiológicos mantenham suas características imunogênicas desde o laboratório produtor até o momento de sua utilização.
A Sala de Vacinação (SV) representa a instância final da Rede de Frio, sendo responsável exclusi- vamente pelos procedimentos de vacinação de rotina, campanhas, bloqueios e intensificações.
Frente ao exposto, sobre armazenamento de imunobiológicos, é correto afirmar que, na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre: a) -1°C e -7°C, sendo ideal -4°C.