O processo constitui um gráfico onde em um eixo estão os salários e no outro (baixo) o critério de escalonamento. Obs: Este modelo permite o uso de apenas um critério como referência que deve ser o de maior importância para o cargo na opinião da empresa.
REQUISITOS MENTAIS; Escolaridade – Avaliar o nível de formação base exigido pelo cargo. Experiência – Determinar o tempo total que deve ser considerado para pleno desempenho da função. Complexidade das Tarefas – Avaliar o nível de rotinas, variedade e diversidade de problemas inerentes ao cargo.
A avaliação de cargos pode ser considerada como um conjunto de procedimentos sistemáticos utilizados para medir o valor e a importância dos cargos, com a finalidade de estabelecer diferenciais de salários, de modo que êstes correspondam, tanto quanto possível, ao valor do trabalho.
Fatores de Avaliação: O objetivo dos fatores de avaliação consiste em estabelecer diferenças discerníveis entre determinado número de cargos. Costuma-se reconhecer que são quatro as grandes áreas de fatores das quais são extraídos os chamados sub-fatores de um plano de avaliação de cargos.
10 vantagens da avaliação de desempenho
Identificar perfis profissionais A avaliação de desempenho permite que a empresa conheça melhor o perfil de seus funcionários, identificando quais são os pontos fracos e fortes de cada um e como isso pode contribuir para o sucesso dos negócios.
Confira 6 cuidados ao escolher um método de avaliação de desempenho
O treinamento desenvolvido com qualidade reflete diretamente no trabalho executado pelo colaborador, uma vez que ele passa a se sentir seguro e estimulado a resolver tarefas mais complexas e que desafiem sua capacidade.
EXERCÍCIOS 1) Quanto mais o avaliador treinar, mais preparado ele estará para realizar bem o processo seletivo. Quais são as vantagens do treinamento para o avaliador? a) Ele aprende a formular perguntas certas, registrar corretamente as resposta e identificar possíveis tendências.
Os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade, melhorando o retorno para a empresa e o feedback positivo para o funcionário. Com isso, há um aumento na motivação dos colaboradores, que obtêm consequências prazerosas na execução do trabalho.
Treinamento e desenvolvimento: confira 8 vantagens de capacitar sua equipe
O treinamento busca, principalmente, reduzir as probabilidades da pessoa incorrer em erros, ensinar as questões que precisam de foco maior e propiciar a segurança no local de trabalho. Já o desenvolvimento busca o crescimento do colaborador dentro das técnicas profissionais que o trabalho exige.