Excesso de luxo; em que há esplendor; fausto, magnificência, suntuosidade.
quanto maior é a nau maior é a tormenta (Pt., Gz. e Br.) expressão própria de povo que faz ou fez do mar a sua estrada habitual, significa que quanto mais rico ou mais elevado se está na escala social mais problemas se tem pra gerir ambas as cousas. aparece tamém sob a forma "grande nau grande tormenta".
adjetivo Que passa com o tempo; opõe-se ao que é eterno; transitório, passageiro, provisório: a existência temporal do homem. ... Etimologia (origem da palavra temporal). Do latim temporalis, e “relativo ao tempo”. substantivo masculino [Anatomia] Osso par da região inferior e lateral do crânio.
A localidade de referência temporal refere-se ao acesso de um mesmo recurso duas ou mais vezes em um curto intervalo de tempo.
Significam ambas «que não está sujeito ao passar do tempo», e não «fora do seu tempo», porque, na realidade, aquilo que é intemporal (ou atemporal) pertence a qualquer tempo (ou época). Em contrapartida, aquilo que é temporal significa que é temporário, passageiro.
[ Gramática ] Que indica tempo ou localização no tempo (ex.: conjunção temporal, oração subordinada temporal).
Significado de Final adjetivo Que compõe o extremo, a parte derradeira de; derradeiro: estrada final. Que finaliza, encerra, conclui: essa é minha opinião final. Relacionado com a razão, com a finalidade de; propósito: objetivo final.
1. Que dá a razão, que indica a causa. 2. Causa, motivo, origem.
existência de uma causalidade sociológica - isto só pode ser conseguido por recurso a uma problemática teórica (teoria) que selecione, estabeleça e interprete a relação lógica entre um conjunto de variáveis ou fenómenos.
A relação de causalidade ou nexo causal ou nexo de causalidade é uma teoria do direito penal segundo a qual verifica-se o vínculo entre a conduta do agente e o resultado ilícito.
Conceito de nexo causal: É a ligação que existente entre a conduta do agente e o resultado que essa conduta produziu. ... Trata-se de uma relação, um vínculo entre o fato e sua consequência. Exemplo: Fulano foi alvejado por um disparo de arma de fogo realizado por Sicrano, que tinha a intenção de mata-lo.
Em se tratando de causas sucessivas, quando houver quebra do nexo causal e a segunda, por si só, produzir o resultado danoso, somente o agente dessa segunda causa será responsabilizado pelo evento final; o agente da primeira causa, todavia, deverá responder pelos atos anteriormente cometidos.