A racionalização de denominadores é um procedimento cujo objetivo é transformar uma fração com denominador irracional em uma fração equivalente com denominador racional. Sendo assim, racionalizar consiste em multiplicar o denominador e o numerador por um mesmo número. ...
Se o numerador for igualmente divisível pelo denominador, basta dividir os radicandos. Caso contrário, simplifique cada raiz quadrada normalmente. Multiplique o(s) coeficiente(s) simplificado(s) pela raiz quadrada simplificada.
Racionalização de denominadores é o processo de tornar um denominador irracional em um número racional sem alterar o valor numérico de uma fração. O conjunto dos números reais ℝ apresenta números que podem ser representados por frações cujo denominador é um número irracional assim como .
Para racionalizar o denominador de uma fração, devemos multiplicar os termos desta fração por uma expressão com radical, denominado fator racionalizante, de modo a obter uma nova fração equivalente com denominador sem radical.
A racionalização de denominadores é um processo utilizado para eliminar os radicais dos denominadores das frações sem alterar o valor inicial das frações como um todo. Ao racionalizar um denominador, transformamos o seu valor irracional em um valor racional.
É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.
Portanto, uma racionalização administrativa é “o estudo das causas e soluções dos problemas administrativos, abrangendo a responsabilidade básica de planejar e aperfeiçoar os processos, os métodos e a estrutura organizacional”.
Regionalizar significa dividir em regiões. No caso do Brasil, a divisão em regiões (regionalização) mais utilizada é a adotada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que divide o país em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-este, Sudeste e Sul.
Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá.
Olá! A regionalização tem uma grande importância na formação de uma sociedade, pois a partir da divisão do espaço espaço geográfico, cada território pode administrar melhor a sociedade, onde geralmente cada lugar fica próximo a outros de cultura semelhante ou plural como por exemplo aqui na América do Sul.
Resposta. Resposta:Uma forma de regionalizar leva em consideração apenas fatores físicos, isto é, presença de tipos de relevo, bem como predominância de fronteiras territoriais, e essa regionalização divide o país da seguinte forma: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
o IBGE, dividiu o território brasileiro em 5 regiões, respeitando os limites entre as fronteiras dos estados, de acordo com características físicas, sociais e econômicas, e a regionalização pelos Complexos regionais, não tem seus limites de acordo com as fronteiras dos estados, podendo estes estarem localizados em mais ...
A regionalização do IBGE é uma regionalização feita com base nos critérios físicos e naturais, que dividem o Brasil em apenas 5 regiões: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-oeste, enquanto a regionalização realizada por Pedro Pinchas Geiser (Geoeconômicas) é uma regionalização com base no critério socio-econômico, ...
A regionalização do Brasil proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira (os quatro brasis) possui diferenças em relação a divisão dos complexos regionais. ... Na divisão dos quatro-Brasis, temos três. grandes áreas - Amazônia, Nordeste e Concentrada, sendo esta última também apelidada de Sudeste-Sul.
A divisão regional do território brasileiro em “quatro Brasis” foi proposta pelo professor Milton Santos e pela professora Maria Laura Silveira, em 2001. O principal critério utilizado nessa regionalização é o “meio técnico-científico-informacional”.
O critério principal da regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira foi o "meio técnico cientifico-informacional", isto é a informação e as finanças estão irradias de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado "quatro brasis".
Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis.
Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira sugeriram, na década de 1990, uma nova divisão regional do País com base no critério do meio técnico-científico-informacional. Seriam quatro regiões: Amazônia; Nordeste; Centro-Sul; e Região Concentrada.
Milton Santos regionalizou o Brasil em "quatro brasis" utilizando o critério do meio técnico-científico-informacional. Ou seja, é possível regionalizar o Brasil de acordo com a distribuição econômica e informacional.
Nesse sentido, e com a influência marcante da evolução da ciência, da tecnologia e da informação, é que Santos e Silveira (2001) propõem outra regionalização do Brasil em quatro macrorregiões, a qual a denominam em “Quatro Brasis”: a Região Concentrada, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.
Resposta. Resposta: Quatro Brasis refere-se à divisão regional do Brasil proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira. ... Região da Amazônia: formada por seis estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima); em comparação à divisão do IBGE, corresponde à região Norte se excluído o Tocantins.
De acordo com a divisão regional estabelecida em 1945, o Brasil passou a ter sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul.