O Exame Admissional é um processo previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que obriga empregadores a realizar exames em novos colaboradores. Esse exame consiste em avaliações físicas e mentais com o objetivo de atestar se o funcionário em potencial está apto e em perfeitas condições de exercer sua função.
A alimentação pode acontecer normalmente, mas nada de excessos. Coma apenas o suficiente para se sentir saciado. Café, chá e Coca-Cola devem ser evitados por pelo menos 6 horas antes da espirometria. Já o chocolate está cortado para o dia do exame.
Abaixo, informamos quais são estes exames para que possam aplicá-los em sua empresa, evitando quaisquer ações trabalhistas.
Colaborador
Os exames admissionais e demissionais devem ser realizados antes da admissão e antes da efetivação da demissão para que tanto o empregado quanto o empregador estejam seguros.
O exame de glicemia ou glicemia em jejum é aquele que mede o nível de glicose (taxa de açúcares) na corrente sanguínea, feito a partir de uma coleta do sangue venoso e de um período de 8 horas de jejum sem alimentos ou bebidas, exceto água.
Para dosagem de glicose para diagnóstico de diabetes, o jejum mínimo ainda é de 8 horas. Já para o perfil lipídico é de 12 horas, devido à dosagem de triglicérides. Para todos os exames, nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas.
A necessidade do jejum de 12 horas para o exame que mede níveis de gordura no sangue – colesterol e triglicérides – tem sido muito discutida nos últimos dias.
O tempo de jejum varia com cada tipo de exame. Dos exames mais comumemente realizados, a glicemia (de jejum) requer 8 horas, já o colesterol total e frações e triglicérides e suas frações 12 horas.
Álcool e café: Nem uma gota de cerveja, vinho ou uísque 72 horas antes de submeter seu sangue a avaliações. O álcool agride o fígado, que responde liberando doses extras de triglicérides. Também ocorrem mudanças na glicemia, porque as bebidas contêm açúcar.
6 fatores que alteram os resultados de exames de laboratório
E bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.