Uma pequena incisão, de aproximadamente de 5 cm, é feita na parte superior do tórax. Um eletrodo (fio fino e isolado, que parece espaguete) é conduzido pela veia até o coração. O médico conecta o eletrodo ao marca-passo e programa o dispositivo. Então, o marca-passo é colocado sob a pele.
O marcapasso é implantado através de uma incisão (corte na pele) na região do tórax, embaixo da clavícula. Através dessa incisão os eletrodos são levados até o coração por dentro de veias calibrosas que passam pela região do ombro e vão até o coração.
Marca-passo é um pequeno microcomputador com bateria integrada que dura uns 10 anos, mais ou menos (de acordo com o uso).
O pós-operatório da cirurgia de Marcapasso. O paciente recupera-se em pouco tempo após o procedimento de implante. A maioria dos pacientes poderá retomar as atividades diárias habituais em 30 dias. Os sintomas de tonturas e falta de ar costumam desaparecer imediatamente após a cirurgia.
A presença do marca-passo, por si só, não limita a movimentação do braço do paciente, nem impede a realização de atividades físicas leves e moderadas. A rotina de atividades físicas, aliás, pode ser retomada cerca de duas semanas após a cirurgia de implante.
O dispositivo não pode ser reutilizado e, portanto, não deverá ser entregue aos responsáveis ou representantes legais do falecido. O descarte destes dispositivos, na qualidade de resíduo hospitalar contaminado e poluente, deverá ser efetuado pelo serviço, ou profissional de saúde , que realizou a retirada."
Os cadáveres devem ser cremados sem marcapasso ou outro dispositivo similar, para evitar o risco de explosões no forno crematório". "14.
O primeiro mês após a cirurgia de colocação do marcapasso é o período em que se deve evitar praticar atividade física, dirigir e fazer esforços como pular, carregar bebês no colo e levantar ou empurrar objetos pesados.
O forno de microondas pode ser utilizado por portadores de marcapassos sem problemas. Indica-se, no entanto, que o portador de marcapasso não fique encostado no microondas durante seu uso.
Carregar sempre a carteira de marcapasso com a identificação e os contatos do médico responsável. Dentro do possível, evitar dormir do lado do marcapasso implantado principalmente nos primeiros 10 dias. O PORTADOR DE MARCAPASSO PODE TER UMA VIDA NORMAL, COMO QUALQUER PESSOA, TOMANDO OS DEVIDOS CUIDADOS DESCRITOS ACIMA!
Os seguintes aparelhos podem ser utilizados sem restrição: telefone celular, televisores, rádios, fones de ouvido, gravadores, aparelhos de som, Iphone, Ipad ou equipamentos audiovisuais similares, telefones sem fio, secadores de cabelos, barbeador elétrico, controle remoto, máquina de lavar roupa, aspirador de pó, ...
Inocentes imãs de geladeira podem ter conseqüências fatais para usuários de marca-passo, de acordo com um estudo suíço publicado na última edição da revista especializada Heart Rhythm.
A relação entre ressonância magnética e marcapasso é muito delicada. Estudos médicos estimam que mais de 50% dos pacientes portadores de marcapasso tenham indicação para exame de ressonância magnética devido a comorbidades. O método é indicado no diagnóstico de doenças neurológicas e degenerativas.
Uma dose de bebida alcoólica equivale a um cálice de vinho, 225 ml de cerveja ou uma medida de bebida destilada. Os autores do estudo constataram que o álcool, ingerido com moderação, pode ajudar na recuperação de pacientes que passaram por angioplastia.
Vale lembrar que o maior risco de trombose ocorre durante a reendotelização, período que é de duas a quatro semanas após dilatação simples; quatro a seis semanas para stent de metal e pelo menos 12 meses para stent farmacológico. Pacientes com stent há menos de 35 dias são os de maior risco.
não ingerir bebida alcoólica. cuidado ao dirigir ou executar tarefas que exijam atenção. cuidado com cirurgias, inclusive emergências dentárias. cuidado ao se levantar (pode haver tontura ou desmaio por queda de pressão).
Para aqueles que não dispensam um bom vinho, após seis meses é liberada – esporadicamente, uma taça da bebida. A mudança no estilo de vida após a gastroplastia faz parte do processo e deve acontecer com todos os pacientes.