O músculo liso apresenta células fusiformes, espessas no centro e afiladas nas pontas, com cerca de 3 µm a 10 µm de diâmetro e comprimento variado, dependendo de sua localização – em vasos sanguíneos, por exemplo, podem apresentar cerca de 20 µm, já no útero, durante a gestação, cerca de 500 µm.
Quando a cadeia leve é fosforilada, a cabeça da miosina pode interagir com um filamento de actina, resultando em contração do músculo liso. A vasodilatação (i. e., o relaxamento do músculo liso vascular) ocorre com a desfosforilação da cadeia leve de miosina.
Corpos densos: semelhantes à linha Z do músculo estriado. Contração muscular: as células musculares lisas apresentam feixes de actina, de miosina e de tropomiosina, cruzados entre si. Esta organização é que leva a contração muscular.
O túbulo T é uma invaginação da membrana plasmática contendo porteína sensível a voltagem que interage com canal de Ca+ localizado na membrana do reticulo sarcoplasmático. O disco intercalar é a região de junção entre duas células do músculo cardíaco.
A mioglobina é uma pequena proteína transportadora de oxigênio encontrada nos músculos esqueléticos e cardíaco. Sua função é acumular oxigênio nas células musculares para a produção de energia necessária à contração muscular.
A mioglobina está presente nos músculos e é responsável por se ligar ao oxigênio e o armazenar até que haja necessidade. Assim, durante a realização de atividade física, por exemplo, o oxigênio armazenado pela mioglobina é liberado para gerar energia.
A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos que possui como função principal o transporte de gases pelo nosso corpo.
O sangue é vermelho por causa da hemoglobina presente. Já a carne é vermelha por conta da proteína chamada mioglobina, que tem função de manter o oxigênio nas células dos músculos. Essa proteína dá a cor avermelhada a carne e é justamente ela que escorre da carne ao ser cortada!
O grupo de carnes vermelhas inclui: bovina, suína, cordeiro e entre outros. Já o grupo de carnes brancas é composto por aves e peixes. A carne vermelha se diferencia da branca por apresentar maior concentração de ferro, maior teor de gordura saturada (dependendo do corte), vitamina B12 e maior quantidade de colesterol.
Pontos de cozimento das carnes
O Acém é um tipo de corte da carne bovina. Segundo o dicionário Aurélio, é a carne do lombo do boi. Está localizado na parte dianteira(pescoço) do animal e representa 31,92 % do total. É o maior e mais macio corte do dianteiro do animal.
O contra filé é uma peça da parte traseira do boi, também conhecida como lombo, e tem o pedaço mais longo dos cortes que podemos tirar do animal.
Explico: mais barato ainda é o acém ou o peixinho, que custam R$ 14,00 o quilo e que também podem “render” ótimos bifes, só que de panela. Isso porque estas carnes são mais duras que o contra filé ou o patinho (que custa R$ 25,00 o quilo) mas, cozidas na pressão, ficam super macias.
Veja a seguir:
Para facilitar o planejamento mensal, uma boa dica é tentar definir um tipo de carne para preparar em cada semana. Como exemplo, você pode preparar frango na primeira semana, carne moída na segunda, peixe na terceira e bife na quarta - basta montar o cardápio de acordo com o seu gosto.