Como fazer uma análise VRIO
O modelo VRIO é uma metodologia baseada na análise dos recursos internos de uma empresa que visa potencializar sua vantagem competitiva. Para que um recurso se torne competitivo ele precisa ter 4 características: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.
A visão baseada em recursos (RBV) apresenta-se como uma teoria mais abrangente que a teoria neoclássica para explicar a criação de valor no sistema capitalista. A RBV enfatiza o papel de recursos estratégicos para a empresa. Um tema pouco abordado na RBV é o papel que o risco e a incerteza desempenham nessa teoria.
Definida como a capacidade de balancear esforços entre atividades de exploitation e exploration, respectivamente fundamentadas em inovações incrementais e radicais, a ambidestralidade tem sido apontada como capacidade essencial na criação de vantagem competitiva.
Definida como a capacidade de balancear esforços entre atividades de exploitation e exploration, respectivamente fundamentadas em inovações incrementais e radicais, a ambidestralidade tem sido apontada como capacidade essencial na criação de vantagem competitiva.
Partindo-se da perspectiva de que a inovação é uma vantagem competitiva desenvolvida a partir de um conjunto de recursos internos que coloca a organização em posição favorável com relação a seus concorrentes (Chen et al., 2013; Ganther, Hecker, 2013; Camisón, Villar-López, 2014), entende-se que a visão baseada em ...
Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Michael Porter definiu os dois tipos de vantagem competitiva que uma organização pode alcançar em relação a seus rivais: menor custo ou diferenciação. Esta vantagem deriva de atributo(s) que permitem a uma organização superar a sua concorrência, tais como posição superior no mercado, habilidades ou recursos.
VANTAGEM ESTRATÉGICA tem tudo a ver com o LONGO PRAZO, sua capacidade de INOVAR, fazer ALIANÇAS, ATRAIR e RETER TALENTOS, entre outros pontos. NECESSIDADE COMPETITIVA é o que a sua empresa precisa no mínimo para sobreviver.
Estratégia competitiva de construção - Apropriadas para expandir mercados em crescimento ou mercados com concorrentes fracos. Procura melhorar o desempenho de uma empresa por meio da expansão de suas atividades. Estratégia competitiva de Sustentação - Mercados mais maduros ou em declínio.
1 - A estratégia de "sustentação ou defensiva" é a segunda estratégia competitiva. É utilizada. principalmente por empresas que já possuem um posicionamento consolidado no mercado, usualmente. ... similar à estratégia de ataque pelos flancos, porém, voltada para a defesa.
Partindo deste ponto, notamos que a estratégia de construção é aquela que irá colocar a empresa em um patamar elevado, ou seja, ela irá desenvolver as falhas e distribuir as potencialidades de cada setor, além de supervisionar as atividades a fim de obter melhores resultados.