Então, bora conferir!
Para iniciar uma rotina de atividades, basta separar 15 a 20 minutos do seu dia e estabelecer uma série de exercícios que contemple o corpo todo: braços, pernas e tronco. Sugerimos que você inicie as atividades fazendo apenas 1 sequência de repetições da primeira vez.
No treino para definição muscular são acrescentados exercícios aeróbicos como: Corrida; Natação; Caminhada; Boxe; Futebol; Dança. O treinamento aeróbico pode ser realizado logo em seguida ao trabalho de hipertrofia, para potencializar a queima de gordura.
Como criar um macrociclo
Mesociclo. O mesociclo é uma etapa mais extensa no período de treinamento e depende do prazo estabelecido pelo atleta e técnico durante o macrociclo. Por padrão, profissionais de educação física estabelecem os mesociclos em duração de duas a seis semanas.
O Mesociclo é uma etapa mais extensa no período de treinamento e normalmente tem duração de 2 a 6 semanas ou microciclos (BISQUOLO, 2010). A duração dos mesociclos são variáveis de acordo com o calendário competitivo ou período proposto para alcançar objetivo geral.
A periodização nos treinos, portanto, garante que o corpo receba estímulos diferentes, em períodos predefinidos, a fim de alcançar objetivos específicos. Além disso, a prática é capaz de evitar lesões e até o overtraining (esgotamento por excesso de atividades).
Porém, para entender como seu treino pode ser organizado sinergicamente, você tem de saber primeiramente que NENHUM MÚSCULO SE MOVE SOZINHO. Assim, todos os movimentos acontecem por meio de alavancas (articulações) as quais movem dois seguimentos (normalmente, ossos). Porém, quem realiza esse trabalho são os músculos.
Mesociclo: É o conjunto de microciclos, ou seja, o agrupamento de treinos menores. Cada mesociclo pode ter de 1 a 12 microciclos. Microciclo: É a menor unidade do treinamento, sendo composto de 1 até 4 semanas de treino. Caso essa periodização se estenda por 6 semanas, será chamada de microciclo extensivo.