As características do pré-modernismo são a grande ruptura com o academicismo, além da quebra com o passado e a linguagem parnasiana e a promoção de uma linguagem simples e coloquial.
Verificado por especialistas. As letras corretas são B (linguagem colonial) e D (marginalidade dos personagens). No pré-modernismo é utilizado uma linguagem simples, coloquial, sem muitos aspectos rebuscados, afinal, era um jeito de atingir todos as classes da sociedade, que tinham estudo ou que não tinham.
Foto de Flávio de Barros — sobreviventes da Guerra de Canudos, em 1897. ... Essa situação levou à Guerra de Canudos (1896-1897). É nesse contexto, marcado por disparidades sociais e conflitos políticos, que surgiu o pré-modernismo. Assim, os autores desse período acabaram refletindo, em suas obras, essa realidade.
O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas. ...
O pré-modernismo aconteceu quando o Brasil passava pela transição da República da Espada para a República Oligárquica, que também ficou conhecida como República do Café com Leite, por conta do predomínio do comércio do café, em São Paulo e em Minas Gerais.
O pré-modernismo foi, como o próprio nome aponta, um período de transição no universo artístico. Principalmente entre os anos de 1902 e 1922, houve uma produção literária que não correspondia às escolas do realismo, do naturalismo, do simbolismo ou do parnasianismo, tendências estéticas ainda correntes na época.
Autores e Obras do Pré-Modernismo
De acordo com estudiosos, por ter obras com características distintas, o pré-modernismo não pode ser considerado uma escola literária que sucedeu ao simbolismo. Na realidade, esse período (início do século XX até a Semana de Arte Moderna, em 1922) foi uma transição entre o simbolismo e o modernismo.
O Pré-Modernismo aconteceu no período de 1902 a 1922 e seu marco inicial foi a publicação da obra Os sertões, de Euclides da Cunha. ... Os romances de Lima Barreto e Graça Aranha e os ensaios sociais de Euclides da Cunha deram o tom da literatura brasileira nas duas primeiras décadas do século XX.
O pré-modernismo é visto como um período de transição por ter sido marcado, em parte, por características dos modernos e, em parte, pelas escolas literárias que foram anteriores - o realismo, naturalismo, simbolismo e etc.
O pré-modernismo foi, como o próprio nome aponta, um período de transição no universo artístico. Principalmente entre os anos de 1902 e 1922, houve uma produção literária que não correspondia às escolas do realismo, do naturalismo, do simbolismo ou do parnasianismo, tendências estéticas ainda correntes na época.
Resposta. O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Caracteriza-se pelas produções desde início do século até a Semana de Arte Moderna, em 1922.
O pré-modernismo representa, na literatura brasileira, um período de transição, já que, de um lado, ainda se faziam fortes as tendências artísticas do realismo, do naturalismo, do simbolismo e do parnasianismo, movimentos iniciados na segunda metade do século XIX, e, de outro lado, já se faziam presentes escritores e ...
CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS Dois traços caracterizam Monteiro Lobato como pré-modernista: o regionalismo e a denúncia dos contrastes, mazelas e desigualdades na sociedade oligárquica brasileira da Primeira República.
O Sítio do Picapau Amarelo
Juca
Maria Pureza da Natividade
4 de julho de 1948