Advogados que possuem empresa precisam emitir nota fiscal. Advogados que trabalham como autônomos podem emitir tanto RPA quanto recibos simples. Se emitirem uma RPA o condomínio deverá recolher o INSS e o advogado o ISS. Se for recibo simples não precisam recolher impostos.
Para emitir uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica vá ao menu Fiscal > Emitir NFS-e. Confirme os dados do emitente e da operação e clique em Salvar informações. Defina o tomador do serviço (cliente) e clique em Salvar informações. Insira os serviços prestados, a quantidade, o valor unitário e os percentuais de impostos.
O advogado autônomo deve pagar o Imposto de Renda da Pessoa Física, estando sujeito à alíquota de 0 (zero) até 27,5% (vinte e sete e meio por cento), conforme tabela progressiva do IRPF, consideravelmente maior do que o imposto de renda da pessoa jurídica.
As notas fiscais de serviços devem ser emitidas por ocasião da prestação do serviço, porém no caso de honorários sucumbenciais, teremos uma tratativa diferente, pois os valores no geral são fixados após a prestação do serviço, gerando uma impossibilidade técnica na emissão no momento da prestação do serviço, então ...
Como recolher honorários advocatícios e de sucumbência? Deve-se verificar a informação nos próprios autos ou peticionar para que o órgão credor (AGU ou PGFN) oriente quanto à forma de recolhimento, tendo em vista que os honorários de sucumbência podem ser recolhidos por meio de GRU ou DARF.
No carnê leão, você deve fazer dois lançamentos. O primeiro identificando o cliente com o seu CPF para informar o valor dos honorários contratuais e o segundo em outros rendimentos, no demonstrativo, para considerar o valor da sucumbência.
No campo Pagamentos Efetuados (linha 60 ou 61), deverá informar o valor total dos honorários pagos ao advogado (R$ 33 mil), bem como nome e CPF do profissional, ou se for um escritório, informe o nome da empresa de advocacia e o CNPJ.
Resposta do contador: Honorários advocatícios podem ser deduzidos do valor total a tributar. Declare o pagamento na ficha Pagamentos Efetuados e mantenha o recibo em seu poder por cinco anos. Lembrando que os honorários advocatícios são 100% dedutíveis, mas apenas da parte dos rendimentos está sujeita à tributação.
O pagamento de honorário ao advogado que representou o contribuinte na ação que rendeu a indenização pode ser abatido do cálculo do imposto de renda. O contribuinte deverá informar, na ficha Pagamentos Efetuados, o quanto pagou e o CPF do advogado ou o CNPJ do escritório de advocacia.
No tocante ao pagamento dos honorários advocatícios, informe o valor na ficha 'pagamentos efetuados' de sua Declaração de Imposto de Renda, no código 61, declarando o nome e CPF de seu advogado ou o nome do escritório de advocacia e respectivo CNPJ.
O campo para informar esses valores varia de acordo com o tipo de ação. Os rendimentos recebidos acumuladamente decorrentes de ação judicial devem ser informados na ficha “Rendimentos recebidos acumuladamente”.
Os advogados que atuam como autônomos e prestam serviços para pessoas físicas devem fazer a declaração dos valores e a identificação do tomador do serviço com nome completo e CPF no Carnê-Leão. O aplicativo do Carnê-Leão calcula o imposto de renda devido e emite uma DARF, que pode ser paga em qualquer banco.
No programa do imposto de renda 2020, as indenizações de seguro devem ser informadas na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 03 - Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada ...
"O valor da indenização do seguro de vida é um rendimento isento. Mesmo assim, é necessário declarar o valor para a Receita Federal identificar qual a origem dos recursos", afirmou Elvira de Carvalho, consultora tributária da King Contabilidade.
Para declarar, você deverá abrir um novo item na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis e escolher o código de número 3, “Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada em decorrência de ...