As principais contas que compõem o PCO são fornecedores, Salários e encargos sociais, Impostos e Taxas a Pagar e Adiantamento de Clientes. Não incorpora no PCO as contas de Empréstimos e Financiamentos bancários e títulos Descontados, que são utilizadas para o cálculo do Saldo em tesouraria.
São considerados exemplos de passivo circulante:
Exemplos: imóveis, máquinas e equipamentos, móveis, marcas e patentes. Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.
No passivo, as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do Ativo não Circulante, serão classificadas em ordem decrescente de prioridade de pagamento das exigibilidades, como: a) contas a pagar, comerciais e outras; b) provisões; ... f) obrigações associadas à ativos.
Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.
Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.
Contabilidade, bens e direitos nas empresas. Você sabe o que é passivo? Parte do Balanço Patrimonial de uma empresa, o passivo contempla todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras de um negócio.
O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.
Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.
O Balanço Contábil é composto por ativos, passivos e patrimônio líquido. O Balanço Patrimonial é composto por, basicamente, três informações principais: ativos, passivos e patrimônio líquido.
Conjunto de contas do balanço patrimonial Os ativos considerados circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, estoque, duplicatas a receber e qualquer outro tipo de entrada de recursos financeiros a curto prazo.
A estrutura básica de um BP é composta por duas colunas, sendo que a da esquerda apresenta dados referentes aos ativos da empresa e a da esquerda as informações sobre os passivos e o Patrimônio Líquido (PL).
O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).
O balanço patrimonial, também conhecido como a declaração da situação financeira, oferece uma visão da saúde econômica de uma empresa, pois mostra o quanto ela possui (seus ativos) e o quanto deve (seus passivos).
CAP 04 Quanto às demonstrações contábeis, é possível fazer a seguinte afirmação: As informações são estruturadas, e os sócios, acionistas e demais podem visualizar o andamento do negócio, assim minimizando erros.
De forma bem sucinta, é possível afirmar que o patrimônio líquido é o que representa a riqueza de uma determinada empresa. ... O balanço patrimonial é dividido em dois grupos. São eles: – O Grupo Ativo: Esse grupo representa os bens e os direitos que pertencem à empresa.
O patrimônio líquido é um dos conceitos mais relevantes do balanço patrimonial de uma empresa. Faz referência às contas que apontam o valor contábil de uma entidade. Para isso, leva em consideração capital social, lucros acumulados, fluxo de caixa, entre outros.
Para o cálculo do patrimônio líquido, basta apenas subtrair dos ativos a quantidade de passivos: