Os ovos têm um período de incubação de 21 dias e podem ser chocados usando uma incubadora especial com condições cuidadosamente monitoradas ou uma galinha choca.
Saiba como usar: Instale a chocadeira num lugar fresco e calmo para evitar que se derrame a água das canaletas. Para usar a incubadeira prepare-a 24 horas antes de colocar os ovos. Encha as canaletas e o prato com água. Depois ligue a tomada e utilize os tampões para fechar as quatro aberturas da parte superior.
Ovos para incubação também podem ser levados a geladeira, mas sempre na parte menos fria da geladeira (na parte de baixo, sobre a caixa de fruta e verduras). Caso não se consiga volume de ovos suficientes para incubação nas galinhas ou na chocadeira, a partir do 11º dia, os ovos devem ser levados para a geladeira.
21 dias
Para diferenciar se um ovo está fértil ou não, você só precisa observar o seu interior. Se sua gema estiver aparecendo por inteira, ele está infértil, do contrário, você só consegue enxergar alguns veios de sangue.
A ovoscopia deve ser feita a partir do 5º dia, antes desse tempo será mais difícil visualizar o embrião. Para fazer ovoscopia podemos utilizar qualquer fonte de luz, como as lanternas, lampadas e até mesmo a luz de uma vela.
Não há problemas sanitários envolvendo o ovo galado, confirma. A diferença entre ele e o ovo normal é que o primeiro foi fertilizado por um galo. É parecido com o ovo caipira, em que a galinha e o galo vivem no mesmo ambiente. Descarte Para as granjas que criam aves para corte, o ovo galado é na verdade um descarte.
Você pode optar por colocar um macho para fazer companhia à fêmea e atender aos instintos reprodutivos da mesma ou, se não quiser ou não puder ter um casal, sugiro que utilize bastante brinquedos e outras distrações para que a fêmea não sinta necessidade de colocar ovinhos novamente, por enquanto.
Esta técnica é usada para a identificar defeitos na casca e observar as características internas do ovo. ... A ovoscopia é um procedimento bem simples, que consiste em colocar os ovos, dentro de um local escuro, contra uma fonte de luz.
- Na hora que fêmea que acaba de botar os ovos e entrar na postura,voce deve contar 5 a 6 dias que ela entrou no choco,para fazer a ovoscopia do ovinhos para saber se está galado ou não.
10 meses
Pelo desconforto que sente, a calopsita arranca suas penas e fica mexendo na cloaca, mostrando que que há algo de errado na região. Se a ave apresenta esses sintomas e você desconfia que seja ovo preso, não espere.
Evite mexer nos ovos e filhotes da calopsita! O ninho deve ser retirado do viveiro quando o período de reprodução acabar, senão elas podem continuar com processo o ano todo, o que seria bem cansativo para as aves. ... Durante esse período, é bom deixar as calopsitas quietinhas. Reforçar a oferta de comida é imprescindível.
Você pode quebrar o ovo dentro dela e matá-la! Não tire o ovo da calopsita da gaiola até que ela tenha terminado tudo. ... O número normal de ovos que uma calopsita põe fica entre 5-9. Se ela puser mais do que isso, pode estar em perigo.
20 dias
Os calopsitas costumam chocar os ovinhos revezando em turnos, por exemplo, o macho choca de dia e a fêmea de noite ou vice-e-versa. O período geralmente dura de 15 a 23 dias até que os filhotes estejam prontos para sair do ovo.
“Na verdade, os pássaros não abandonarão a cria por causa do toque humano, mas deixarão o ninho e os filhotes em resposta à uma perturbação”, explica o biólogo Thomas E. ... O primeiro poderia abandonar seus filhotes, mas o outro dificilmente faria isso.
Não. A calopsita perderá tempo cuidando de um ovo que não gerará um filhote, então o mais aconselhável é remover o ovinho. Se sua calopsita possui o hábito de comer ovos cozidos, você pode cozinha-lo e oferecer para sua ave, pelo menos assim, ela repõe os nutrientes perdidos.
Forneça diversão e atividades: calopsitas são pets muito interativos e brincalhões, elas adoram se divertir com seus tutores. Caso não seja possível passar muito tempo com seu pássaro, ofereça brinquedos, poleiros e outras atividades que o pet consiga realizar sozinho.
Quando a fêmea estiver pronta para o acasalamento, se agachará, posição na qual o macho pode acasalar com ela.
Um detalhe importante é que os ninhos devem conter sempre “maravalhas ou palhas”, para que assim sejam evitadas as quebras dos ovos e aquecimentos dos filhotes. As fezes não devem ser retiradas nos 30 primeiros dias, pois elas servem de combustível para aquecimento dos filhotes até esta idade.
Na natureza, o mais comum é que as reproduções ocorram na primavera e no verão, quando, graças às chuvas, é mais fácil encontrar alimento para os filhotes e material para a construção do ninho.
Para higienizar ninhos de madeira é preciso retirar cuidadosamente os filhotes e coloca-los em um recipiente seco e seguro até que você termine de limpar o ninho, para isso você precisará de uma espátula para raspar a sujeira até o fim, deixe o ninho o mais limpo possível, após coloque serragem de qualidade para forrar ...
Por esse motivo, as calopsitas necessitam de um lugar tranquilo para descansar. Ou seja, se o pet fica em uma gaiola na sala, leve para um cômodo da casa mais calmo enquanto o animal estiver dormindo.
Atenção à hora de dormir Se você não tem um local assim na sua casa e está se perguntando “devo a gaiola da calopsita para dormir?”, saiba que essa não é uma má ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. ... Cobrir a gaiola é uma boa ideia.
Observe se ela bate o bico. A ideia é ser notado, geralmente pelo que ou por quem se tornou o objeto de interesse do pássaro. Calopsitas podem se apaixonar por objetos, por seu próprio reflexo, por outros pássaros e até mesmo por você. Ela pode também assobiar ou se inclinar em direção à pessoa ou ao objeto.
“Quando são tiradas de sua ninhada, buscam um bando. Então ela interage porque acha que o dono é do seu bando, ela pensa que é da mesma espécie”, explica. O criador diz que, depois de uma a duas semanas com o dono, ela já reconhece sua voz. As calopsitas são muito inteligentes.