O azeite de oliva é um tipo de óleo extraído da azeitona, o fruto da oliveira. Chamado de "ouro líquido" pelos mediterrâneos, é um excelente aliado para combater doenças cardiovasculares, prevenir câncer e diabetes, fortalecer os ossos, melhorar o funcionamento do cérebro e emagrecer.
Uma prensa de azeite é usada para espremer o óleo precioso da fruta, utilizando uma enorme pressão. Com a torção de uma enorme prensa de madeira, a pasta de azeitona não tem escolha a não ser ceder. ... Azeitonas cruas não são comestíveis.
O melhor azeite de oliva do mundo
“Possui boa qualidade, porém, o aroma e o sabor são inferiores quando comparados ao extravirgem. ... Azeite Extravirgem: azeite prensado a frio, processo que mantém seus nutrientes e vitaminas. “Possui alta qualidade nutricional e é a melhor opção para o consumo. Sua acidez é a mais baixa, até 0,8%”, explica Pâmela.
A extração a frio é o processo de extração por solvente orgânico com ou sem agitação. Apresenta menor risco de reações químicas, na formação de artefatos, decorrentes da ação combinada entre solvente e óleo e as temperaturas elevadas utilizadas pelo sistema com soxhlet.
Na verdade, qualquer azeite que não seja extraído cuidadosamente sem calor excessivo não se qualificará como virgem ou extra virgem quando submetido a um painel de degustação ou análise química, o que torna "prensado a frio ”ou "extraído a frio ”azeite de oliva extra virgem um termo redundante.
De forma mais simples, o extra virgem é feito da primeira prensagem das azeitonas. Isso implica em menor acidez – o que gera um sabor mais intenso. ... O de oliva é obtido através da mistura do azeite virgem com o refinado e tem acidez pouco mais alta e sabor mais suave.
O azeite prensado a frio é aquele que foi produzido por meio de uma extração de óleo lenta e mecânica, com temperatura controlada. Isso significa que o azeite mantém seus nutrientes e é mais saudável.
Azeite de oliva extra virgem prensado a frio
Na classificação, mercadorias que apresentam até 0,8% de acidez são consideradas azeites extravirgens, os de melhor qualidade e geralmente mais caros; de 0,8% a 2% são azeites virgens; e acima de 2% são considerados refinados. Mas só a acidez não garante a qualidade do azeite de oliva.
Com um sabor cuidadosamente equilibrado, o Azeite de Oliva Extravirgem Uniagro Monde Original é obtido a partir das melhores variedades de azeitonas espanholas: Arbequina e Cornicabra - da Região da Catalunha.
O sabor amargo apresentado por alguns é característico dos azeites obtidos de azeitonas verdes ou em estado precoce de maturação. Quanto mais verde a azeitona usada, mais amargo o azeite. Já os azeites mais "doces" apresentam sabor suave e agradável, característico de azeitonas maduras.
TESTE DE SABOR: