As sementes devem ser imersas em solução de hipoclorito de sódio a 2,5% durante 24 horas, um processo de fermentação. Neste período, eliminam-se as sementes que flutuam, pois provavelmente não germinarão. Em seguida, lava-se as sementes para a remoção total da polpa e elas são secas por até 24 horas.
A época de frutificação normal é de janeiro a abril. Colheita de frutos: para a formação de mudas, colher os frutos maduros, mas não em estádio avançado de maturação, pois a polpa propicia o desenvolvimento de uma série de fungos que podem afetar a semente e prejudicar a germinação.
Primeiro, tira as pupunhas do cacho, descarte as que estiverem ruins, assim como a foto abaixo. Lave as selecionadas, pode deixar os cabinhos. Depois, coloque na panela de pressão, cubra de água e leve para cozinhar, com um pouquinho de óleo e sal. Depois que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte uma hora.
Palmito Pupunha Inteiro Conquista 300g R$ 13,89 un. Comprando 3 un. R$ 12,89 un.
Pupunha
De um modo geral todo palmito é extraído de um tipo de palmeira chamada palmiteiro, que pode ser de várias espécies. As mais conhecidas são as espécies Juçara, Açaí, Pupunha e Real. Uma das grandes diferenças entre as diversas espécies de palmeira e consequentemente de palmito, é o tempo que levam para amadurecer.
Euterpe
O palmito pupunha é o mais presente no mercado e o mais sustentável, pois, ao contrário dos outros tipos de palmitos, ele possibilita o plantio e replantio em um curto período de tempo e a palmeira não morre ao ser cortada. Tem sabor suave, é fibroso com miolo macio e possui baixo teor calórico.
Mas você sabe o que é um palmito? ... Em resumo, existem, basicamente, três tipos de palmitos: açaí, pupunha e juçara. Palmito pupunha: Apresenta sabor suave, possui um tamanho maior e é mais macio se comparado aos outros. Palmito juçara: Nativo da Mata Atlântica, geralmente é mais vistoso e carnudo que os demais palmitos.
Não só o palmito juçara como o palmito de outras palmeiras podem ser contaminados pela bactéria Clostridum botulinum, que produz uma toxina causadora do botulismo.
Riscos e contraindicações Por isso, é muito importante se atentar na hora de comprar palmito. Além disso, mesmo que seus componentes auxiliem na regulação da pressão arterial, o consumo em excesso não é bem-vindo, especialmente por pessoas hipertensas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença atinge uma em cada quatro pessoas. Assim sendo, o palmito é um alimento que pode ajudar na reversão desse quadro. Isso, pois é abundante fonte de potássio, que ajuda a normalizar o nível da pressão.
Uma planta conhecida pelos mineiros e goianos, o palmito Gairova, cientificamente conhecido como (Syagrus oleracea), também chamado de garirova, gairoba, jaguaroba ou pati-amargosa, uma palmeira típica do Cerrado, pode ser um novo remédio para cura da úlcera de estômago.
Ou seja, é preciso sim ferver o palmito em conserva e produtos similares antes de consumi-los. Segundo recomendações sanitárias da Anvisa, o ideal é ferver o palmito em água ou no líquido da própria conserva por 15 minutos e depois consumi-lo.
Alguns alimentos devem ser excluídos do seu cardápio durante a gestação, como é o caso de peixes e carnes cruas. Doenças contraídas deles são especialmente perigosas. Um exemplo é a toxoplasmose, que coloca em risco a saúde do feto, provocando anomalias irreversíveis. Mel e palmito merecem atenção especial.
A Portaria da Anvisa de 1999 havia determinado que todos os produtos produzidos e comercializados no País deveriam ser etiquetados com a advertência “Para sua segurança, este produto só deverá ser consumido, após fervido no líquido de conserva ou em água, durante 15 minutos”, mas atualmente esta norma não é seguida à ...
Na geladeira o palmito fresco pode durar até duas semanas. No caso do palmito em conserva, se estiver fechado, pode deixar na temperatura ambiente, local escuro e seco, como a despensa. Os palmitos em conserva fechados costumam durar até quatro anos na temperatura ambiente sem ficar ruim.
48 horas
O verdadeiro palmito macio está apoiado ao fundo do vidro. Se ele estiver boiando, isso quer dizer que ele está sendo mal oxigenado, o que faz com que ele endureça.
Congelar palmitos em conserva: - Embalar os palmitos um a um em plástico filme, colocar a data do congelamento e levar ao freezer por até dois meses. - No caso do palmito picado, escorrer bem e embalar o palmito em porções que costuma usar, datar e congelar no freezer por até dois meses.
Para armazenar o palmito, a melhor opção é mantê-lo in natura em conserva. Isso fará com que o alimento dure até três semanas na geladeira. Coloque um litro de água na panela e adicione o limão e o sal a gosto. Então, adicione o palmito e ligue no fogo médio.
Leve uma panela ao fogo médio com água suficiente para cobrir o palmito, esprema o limão e adicione o sal, mas não adicione-os ainda. Espere que a mistura ferva para adicionar o palmito e então, cozinhe-os por cerca de 10 a 15 minutos ou até amolecerem, porém, sem desmanchar.
Congela bem se não estiver com o creme de leite de caixinha. Caso queira congelar separe a sopa em potinhos e leve ao freezer.