A técnica indicada é a de “T” invertido, com inserção da gema sob a casca do porta-enxerto, seguida de amarrio com plástico, material que deve ser retirado após o pegamento da gema, o que ocorre, em geral, 21 dias após efetivada a enxertia.
Ramos da planta a ser multiplicada do clone de laranja, tangerina ou outros citros são selecionados e uma gema ou borbulha é retirada com uma lâmina afiada. A gema ou borbulha retirada do ramo do clone que desejamos reproduzir é inserida de baixo para cima na abertura em "T" invertido previamente realizada.
Quando as mudas atingirem a altura de 8 a 10 cm, realiza-se o desbaste, deixando-se a mais vigorosa. O porta-enxerto, no momento da enxertia, deve apresentar diâmetro entre 10 e 12 mm. Os garfos ou borbulhas devem ter o mesmo diâmetro do porta-enxerto e serem provenientes de ramos maduros.
PROPAGAÇÃO O método mais comum é o da enxertia. Primeiro, retira-se a gema ou borbulha do ramo do clone desejado para reprodução. Em seguida, em um movimento de baixo para cima, insere-se a parte destacada da fruteira na abertura em formato de “T” invertido previamente realizada no porta-enxerto.
Como fazer um enxerto de abacateiro
PROPAGAÇÃO plante as sementes do porta-enxerto em sacos plásticos de 20 cm de diâmetro por 40 cm de altura, em substrato composto por duas partes de terra argilosa e uma de esterco a 5 centímetros de profundidade. Mantenha as plantas em ambiente arejado e com sombreamento moderado, com cerca de 50% de luminosidade.
Plantio: no período das chuvas ou, fora dele, com irrigação. Evitar a quebra do torrão; proteger do sol o tronco da muda na região de enxertia. Irrigar a muda até o seu pegamento. Plantio alto com o torrão 5cm acima do nível do solo.
Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.
Segundo vários autores citados por Paiva e Gomes (2001) para que uma operação de enxertia tenha êxito, são necessários alguns requisito básicos: - afinidade entre as plantas, pois somente plantas com certo grau de parentesco, do ponto de vista botânico, são suscetíveis à enxertia.
Maior produtividade e melhor qualidade nos frutos e principalmente resistência são algumas das vantagens da enxertia. A prática é utilizada no cultivo de mudas pela Hidroceres e aprovada pelos produtores que fizeram a adesão.
Significado de Enxertar verbo transitivo direto e bitransitivo Realizar um enxerto em; transferir uma célula ou tecido de um local para outro, num mesmo indivíduo: enxertou pele da barriga na perna. Inserir a parte de um vegetal em outro: enxertou a planta.
adjetivo Que se inseriu, colocou, introduziu; introduzido: os documentos, insertos no dispositivo da sentença, foram analisados. Publicado entre outras coisas; encarte: artigo inserto na seção esportiva. Etimologia (origem da palavra inserto). Do latim insertus.a.um.
Significado de Enchapelar verbo transitivo direto e pronominal Colocar chapéu (em alguém ou em si próprio): enchapelar o filho; enchapelou-se com medo da chuva. Etimologia (origem da palavra enchapelar). Em + chapel + ar.