O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). No entanto, alguns materiais sólidos como os cones, cilindros, pirâmides e esferas possuem fórmulas próprias, uma vez que suas dimensões e formas são específicas.
Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. ... De acordo como Sistema Internacional de medidas (SI), o metro cúbico é a unidade padrão das medidas de volume. Um metro cúbico (1m³) corresponde a uma capacidade de 1000 litros.
metro cúbico
As medidas de volume são responsáveis por determinar qual a capacidade de volume de um determinado corpo sólido. Ela mede o quanto de volume esse corpo pode armazenar. O Sistema Internacional de Medidas (SI) define que as medidas de volume são definidas por metro cúbico, apresentada assim: m³.
basta multiplicar altura x largura x comprimento. Assim: 0,5 x 1,5 x 2 = 1,5 m³.
Como calcular o volume de uma caixa d´água retangular
Multiplique a área bidimensional da base pela altura. Isso lhe dá uma medida tridimensional, ou cúbica. Ex: 128 centímetros quadrados x 27 centímetros = 3456 centímetros cúbicos.
Não é possível transformar cm em cm³, uma vez que essas unidades possuem grandezas diferentes. Enquanto que a unidade cm se refere a comprimento, cm³ se refere a volume.
Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura.
Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume e/ou massa escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, quantidade de material transportado através de conduto livre ou forçado, por unidade de tempo. Ainda outra definição é a de um fluxo volumétrico.
Ou seja, em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, uma caixa d'água deverá ter: 5 (pessoas) x 150 (litros por pessoa) x 2 (dias) = 1.