Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.
Significado de Autólise substantivo feminino [Biologia] Ação que consiste na destruição ou aniquilamento dos tecidos e/ou células que se encontram no próprio organismo (corpo) por suas próprias enzimas.
Os principais tipos de necrose são:
Lesão celular pode ser reversível ou irreversível. A lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa.
A apoptose trata-se de uma morte celular programada. A apoptose intrínseca ocorre através da mitocôndria. As vias intrínsecas de sinalização da apoptose se desenvolvem através de diversos estímulos, os quais produzem sinais intracelulares que partem da mitocôndria para outras partes da célula.
Quando o DNA é desfragmentado, isso desencadeia a apoptose, que normalmente ocorre na via intrínseca. São as células citotóxicas as responsáveis pela apoptose através da via extrínseca. Ambas as vias fazem a ativação das caspases, que são as responsáveis por manter o sinal pró-apoptótico.
A apoptose é referida como morte celular “programada” porque ocorre devido a instruções bioquímicas no DNA da célula; isso se opõe ao processo de “necrose”, quando uma célula morre devido a trauma ou privação externa.