Para fazer a ordenha do leite materno, a pega da mão deve ser em formato de “C” com o dedão na parte superior a auréola e os demais dedos na parte inferior a mama. Com os dedos polegar e indicador, fazer uma leve pressão contra o peito e em seguida levar um dedo em encontro levemente sem encostar um no outro.
Em sistemas convencionais, ordenham-se as vacas duas vezes diariamente. Sabemos que a frequência de ordenha afeta a produção de leite, e no caso de aumentar o número de ordenhas, geralmente falamos em fugir do convencional (duas vezes) para a frequência de três vezes/dia, buscando elevar a produção de leite.
Consiste em inclinar o tronco para baixo e sacudir os ombros ou então balançar um seio de cada vez, se inclinando para baixo, segurando o seio com as pontas dos dedos de uma mão e chacoalhando.
Passo a Passo: Como tirar leite materno (técnica manual)
Para fazer a ordenha manual, coloque o polegar e os outros dedos, formando um “C”, na mudança de cor entre a aréola e a mama, caso a aréola seja muito grande, pode pensar em uma distância de aproximadamente 2 centímetros do mamilo.
Geralmente o melhor horário para tirar leite é na primeira mamada do dia, na parte da manhã, pois é o pico da produção de leite, quando o leite se acumula mais devido a maior intervalo entre a última mamada.
Separe as partes da bomba que entram em contato direto com o leite materno e aquelas que podem ser lavadas e fervidas em uma panela coberta com água; Coloque a panela no fogo até ferver; Deixe ferver por 5 minutos; Retire os itens com pinças limpas.
O que pode ajudar é extrair o leite logo pela manhã. Espere, pelo menos, uma hora depois de amamentar. Reposicione o extrator de vez em quando pode ajudar a estimular seus dutos de leite. Certifique-se de que o mamilo possa se mover livremente durante a extração do leite.
Como explicado anteriormente, o leite materno pode ficar fora da geladeira por, no máximo, duas horas. Uma vez aquecido ou ultrapassado esse período, o leite não consumido deverá ser descartado.
Você pode armazená-lo também em mamadeiras comuns esterilizadas, desde que estejam bem vedadas e com tampa. Recipientes de vidro com tampa de plástico, devidamente esterilizado, também podem ser utilizados.
Não deixe o leite materno descongelar à temperatura ambiente. Depois de completamente descongelado, o leite materno pode ser mantido à temperatura ambiente durante duas horas, no máximo, ou no frigorífico durante até 24 horas.
Mamadeira pronta é sinônimo de perigo Na geladeira, de acordo com o fabricante, por até 24 horas. Lembrando que somente para casos bem pontuais. Jamais uma prática rotineira na alimentação do bebê.
O frasco deve ser utilizado dentro do período de 2 horas. Todos os restos devem ser jogados fora.
O seu leite extraído pode ser armazenado na geladeira por até 24 horas, ou no congelador por até 3 meses. Coloque-o na prateleira da geladeira, e não na porta, para garantir que ele seja guardado a uma temperatura constante. Depois de descongelado, o leite materno pode ser armazenado na geladeira por até 12 horas.
No secador de mamadeiras (que eu amo e já fiz resenha aqui) ficam as mamadeiras, copos, colheres, escova de mamadeiras e escovinhas para canudos. Esses itens só saem de lá para serem usados e lavados.
É claro que toda mãe tem medo de contaminações, mas a recomendação dos pediatras é que a esterilização de bicos e mamadeiras nunca é necessária.