Como calcula deformação da mola?
Para calcular a energia potencial elástica, utilizamos a equação:
Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada por um corpo e que depende da posição desse corpo. Toda energia potencial pode ser transformada em outras formas de energias potenciais ou em energia cinética por meio da aplicação de uma força sobre o corpo.
Energia Mecânica
Tem mais depois da publicidade ;) A energia potencial elétrica entre duas cargas, sendo uma delas fixa, é calculada através da expressão: Epel = k.Q.q.[(1/d – 1/d') e quando d' é muito maior que d Epel = = k.Q.q/d.
A energia mecânica é igual à soma da energia cinética e da energia potencial.
Um disco girando certamente tem energia cinética devido ao seu movimento de rotação. Mas a formula Ec=( m v2)/2 é o movimento do centro de massa do objeto (translação), no caso nula. Assim, devemos obter outra relação que associe a energia ao movimento de rotação do disco.
A fórmula para calcular a energia cinética (EC) de um corpo é a seguinte: Em que m é a massa do corpo e v é a velocidade com que ele se movimenta. Como para toda forma de energia, a unidade de energia cinética no sistema internacional (S.I.) é o Joule (J).
A energia cinética é proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Desse modo, caso a velocidade de um corpo dobre, sua energia cinética aumentará quatro vezes, caso a velocidade de um corpo triplique, então esse aumento será de nove vezes.
Energia cinética é a forma de energia relacionada aos corpos em movimento. A energia cinética é uma grandeza física escalar, cuja unidade de medida, de acordo com as unidades do SI, é o joule. A energia cinética é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade do corpo.
Quando acontece um acidente em que a causa é a alta velocidade, na batida em alta velocidade em que a uma massa considerável, o carro adquire muita energia cinética. Porém, se o carro bater contra um muro, essa energia cinética acaba sendo dissipada em forma de barulho, calor e outras formas de energia.
v² (na equação da energia cinética que conhecemos) apareceu a partir das leis do movimento e surgiu da demonstração feita pela primeira vez pelo físico francês Gaspard de Coriolis (1792-1843) em seu Du calcul de l'effet des machines de 1829 (Sobre o Cálculo do Efeito das Máquinas).
A energia cinética, cuja a abreviatura é Ec, define-se como a energia associada ao movimento dos corpos. ... A energia cinética pode ser classificada em energia cinética de translação e energia cinética de rotação. A primeira define-se como metade do produto da massa pelo quadrado da velocidade no instante considerado.
Para que um corpo sofra uma variação na sua velocidade, é necessário que um trabalho seja realizado sobre ele. Essa variação na velocidade do corpo faz com que sua energia cinética varie.
Sendo assim, podemos dizer que essas equações são modos matemáticos de enunciar o Teorema da Energia Cinética, que diz: O trabalho total das forças atuantes numa partícula é igual à variação da energia cinética dessa partícula.
Os primeiros entendimentos dessas ideias podem ser atribuídos a Gaspard-Gustave Coriolis, que em 1829 publicou o artigo intitulado Du Calcul de l'Effet des Machines descrevendo a matemática da energia cinética. William Thomson, depois Lord Kelvin, recebe o crédito por cunhar o termo "energia cinética" c. 1849-51.
O Teorema Trabalho-energia cinética Enunciado: O trabalho realizado pela força resultante que atua sobre um corpo é igual a variação da energia cinética do corpo.
Fórmula do trabalho Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que: ... F – força dada em newtons; d – deslocamento do corpo dado em metros.