O Que Oxignio?

O que oxignio

É um elemento gasoso incolor, insípido e inodoro encontrado na atmosfera, na água, na maioria das rochas e minerais e em numerosos compostos orgânicos. É primordial para a vida, já que entre os organismos vivos apenas algumas formas de vida vegetal podem existir sem ele.

Os diferentes usos do oxigênio

Na natureza, a forma mais comum do oxigênio é a diatômica. Ou seja, quando o composto é formado por dois isótopos, de um mesmo tipo, que se combinam. Por conta da combinação dos isótopos, o elemento é representado pela fórmula O2, ou seja, o gás oxigênio. Além do gás oxigênio, o elemento também possui a forma de gás ozônio (O3).

Um local famoso pelos altos índices do mal é Machu Picchu, no Peru. De modo a amenizar os desconfortos, é recomendado aos turistas o consumo das folhas de coca, seja pela mastigação ou por chá. Além disso, recomenda-se que os turistas evitem grandes esforços nos primeiros dias de viagem, até que o organismo se acostume com a altitude e regularize a distribuição de oxigênio.

Em 1775, Lavoisier estabeleceu as propriedades do gás, mostrou que ele existia no ar e na água, indicou seu papel fundamental nas combustões e deu o nome de oxigênio à substância descoberta por Scheele e Priestley.

Descoberta do elemento

Descoberta do elemento

O oxigênio é o principal elemento formador do gás oxigênio, fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. O elemento químico em questão apresenta número atômico igual a 8 e a massa atômica igual a 16 u. No caso dos nêutrons, cada isótopo apresenta um número diferente.

Do grego oxis (ácido) e genes (produtor), o oxigênio foi descoberto em 1773 pelo sueco Carl Wilhelm Scheele. Na ocasião, o farmacêutico realizava uma experiência de calcinação do nitrato de potássio. Porém, foi o estudioso inglês Joseph Priestley quem ganhou a fama pelo achado, publicando no ano seguinte seus escritos sobre “vários ares”.

Além disso, aproximadamente 20% da atmosfera terrestre é composta por esse elemento químico, além de estar presente na composição dos seres vivos no Planeta. Os isótopos do oxigênio são: oxigênio 16 (presente em grande parte do meio ambiente, 99,75%); oxigênio 17 (faz parte de 0,37% da natureza) e o oxigênio 18 (representa 0,20% da natureza).

Medicina ortomolecular: tudo sobre essa nutrição ideal!

Esse recurso terapêutico pode ser feito na casa do paciente ou em hospitais, e proporciona uma recuperação mais eficiente. Para casos mais simples, os pacientes podem fazer seus tratamentos com cilindros de oxigênio portátil.

A Tabela Periódica é composta por 118 elementos, sendo um deles o oxigênio. O elemento químico faz parte da família VI-A da tabela, ou seja, o grupo dos calcogênios. De forma geral, é o elemento mais abundante na natureza e apresenta três isótopos (elementos que possuem o mesmo número atômico e diferente número de massa) diferentes.

Quer ficar craque nesse e outros assuntos que caem no vestibular? Dá uma passada no blog do Stoodi! Além de poder testar seus conhecimentos com os exercícios, você pode conferir várias videoaulas com nossos professores.

O oxigênio na tabela periódica

O oxigênio na tabela periódica

A maior parte do O2 é utilizada na fabricação de aço junto com o ferro. Cilindros de O2 comprimido são usados na área industrial como componentes para ocorrência da solda oxiacetilênica. Também são largamente empregados na área hospitalar.

Já os vegetais fazem a liberação de oxigênio no processo conhecido como fotossíntese. Presentes nas células vegetais, as moléculas de clorofila quebram as moléculas de água e de dióxido de carbono, liberando O2 e hidrogênio.

O uso do oxigênio é feito por diferentes indústrias. Por exemplo, ele é utilizado pela indústria para soldadura nas mais diferentes áreas, como a montagem de eletrodomésticos e automóveis. O O2 contribui para a combustão dos gases combustíveis utilizados no processo.

Curiosidades sobre o oxigênio

Dessa forma, pode ser encontrado em três formas de isótopos estáveis: oxigênio 16, oxigênio 17 e oxigênio 18. Suas ocorrências no meio ambiente são de, respectivamente, 99,75%, 0,37% e 0,20%.

Além disso, por ser indispensável para a vida humana, a indústria hospitalar produz os cilindros de oxigênio, que são reservatórios da substância pura em estado gasoso utilizados no tratamento de oxigenoterapia.

Características do oxigênio

A massa molar, bem como o número de mol, está relacionado com a Constante de Avogadro. Ou seja, o número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 × 1023 mol-1. Logo, a massa molar de um elemento químico corresponde à massa de 6,02 x 1023 entidades químicas. Sua representação se dá em g/mol.

Apesar de ser utilizado ar comprimido, a substância aumenta a eficiência térmica da soldagem, o que reduz consideravelmente a velocidade do processo — além de um resultado mais satisfatório.

Escolhidas para você

Em casos de hipóxia aguda, o cérebro é um dos órgãos mais afetados. A falta de oxigênio no cérebro compromete as células nervosas, que morrem após quatro ou cinco minutos sem o elemento, podendo levar o indivíduo à morte ou a ficar com sequelas permanentes, dependendo da região afetada.

A hipóxia também pode ocorrer em bebês, sendo chamada de hipóxia neonatal. Isso ocorre quando, ainda na placenta materna, o bebê não recebe a quantidade de oxigenação necessária, ocorrendo antes ou durante o parto. Outro fator que pode desencadear a falta de oxigenação no corpo é a anemia falciforme.

Qual a origem e o significado da palavra oxigênio?

A palavra oxigénio foi cunhada em 1790 por Lavoisier, como OXYGÈNE, a partir do Grego OXYS, “agudo, ácido”, mais o sufixo francês -GÈNE, “gerador”, do Grego -GENES, “formação, criação”. ... O elemento oxigénio (O) é produzido na sequência de um conjunto de reacções de fusão nuclear do hélio (He) nas estrelas.

O que significa oxigênio e gênio?

Oxio + gênio; pelo francês oxygène. O que significa: Em 1777, Lavoisier forneceu o nome do elemento oxigênio depois de verificar que esse elemento químico fazia parte da composição (as moléculas apresnetam átomos de oxigênio) de diversos ácidos inorgânicos.

O que quer dizer a palavra habilidade?

substantivo feminino Característica ou particularidade daquele que é hábil; capacidade, destreza, agilidade. substantivo feminino plural Habilidades. Demonstração de destreza; engenho: meu filho tem muitas habilidades. Etimologia (origem da palavra habilidade).

Qual é o conceito de capacidade?

4 Poder, aptidão ou possibilidade de fazer ou produzir qualquer coisa; competência, habilidade.

Quem tem habilidade é o quê?

Habilidade é o substantivo feminino que indica a qualidade de uma pessoa hábil, que revela capacidade para fazer alguma coisa. O conceito de habilidade está intimamente relacionado com a aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza.