É um elemento gasoso incolor, insípido e inodoro encontrado na atmosfera, na água, na maioria das rochas e minerais e em numerosos compostos orgânicos. É primordial para a vida, já que entre os organismos vivos apenas algumas formas de vida vegetal podem existir sem ele.
Na natureza, a forma mais comum do oxigênio é a diatômica. Ou seja, quando o composto é formado por dois isótopos, de um mesmo tipo, que se combinam. Por conta da combinação dos isótopos, o elemento é representado pela fórmula O2, ou seja, o gás oxigênio. Além do gás oxigênio, o elemento também possui a forma de gás ozônio (O3).
Um local famoso pelos altos índices do mal é Machu Picchu, no Peru. De modo a amenizar os desconfortos, é recomendado aos turistas o consumo das folhas de coca, seja pela mastigação ou por chá. Além disso, recomenda-se que os turistas evitem grandes esforços nos primeiros dias de viagem, até que o organismo se acostume com a altitude e regularize a distribuição de oxigênio.
Em 1775, Lavoisier estabeleceu as propriedades do gás, mostrou que ele existia no ar e na água, indicou seu papel fundamental nas combustões e deu o nome de oxigênio à substância descoberta por Scheele e Priestley.
O oxigênio é o principal elemento formador do gás oxigênio, fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. O elemento químico em questão apresenta número atômico igual a 8 e a massa atômica igual a 16 u. No caso dos nêutrons, cada isótopo apresenta um número diferente.
Do grego oxis (ácido) e genes (produtor), o oxigênio foi descoberto em 1773 pelo sueco Carl Wilhelm Scheele. Na ocasião, o farmacêutico realizava uma experiência de calcinação do nitrato de potássio. Porém, foi o estudioso inglês Joseph Priestley quem ganhou a fama pelo achado, publicando no ano seguinte seus escritos sobre “vários ares”.
Além disso, aproximadamente 20% da atmosfera terrestre é composta por esse elemento químico, além de estar presente na composição dos seres vivos no Planeta. Os isótopos do oxigênio são: oxigênio 16 (presente em grande parte do meio ambiente, 99,75%); oxigênio 17 (faz parte de 0,37% da natureza) e o oxigênio 18 (representa 0,20% da natureza).
Esse recurso terapêutico pode ser feito na casa do paciente ou em hospitais, e proporciona uma recuperação mais eficiente. Para casos mais simples, os pacientes podem fazer seus tratamentos com cilindros de oxigênio portátil.
A Tabela Periódica é composta por 118 elementos, sendo um deles o oxigênio. O elemento químico faz parte da família VI-A da tabela, ou seja, o grupo dos calcogênios. De forma geral, é o elemento mais abundante na natureza e apresenta três isótopos (elementos que possuem o mesmo número atômico e diferente número de massa) diferentes.
Quer ficar craque nesse e outros assuntos que caem no vestibular? Dá uma passada no blog do Stoodi! Além de poder testar seus conhecimentos com os exercícios, você pode conferir várias videoaulas com nossos professores.
A maior parte do O2 é utilizada na fabricação de aço junto com o ferro. Cilindros de O2 comprimido são usados na área industrial como componentes para ocorrência da solda oxiacetilênica. Também são largamente empregados na área hospitalar.
Já os vegetais fazem a liberação de oxigênio no processo conhecido como fotossíntese. Presentes nas células vegetais, as moléculas de clorofila quebram as moléculas de água e de dióxido de carbono, liberando O2 e hidrogênio.
O uso do oxigênio é feito por diferentes indústrias. Por exemplo, ele é utilizado pela indústria para soldadura nas mais diferentes áreas, como a montagem de eletrodomésticos e automóveis. O O2 contribui para a combustão dos gases combustíveis utilizados no processo.
Dessa forma, pode ser encontrado em três formas de isótopos estáveis: oxigênio 16, oxigênio 17 e oxigênio 18. Suas ocorrências no meio ambiente são de, respectivamente, 99,75%, 0,37% e 0,20%.
Além disso, por ser indispensável para a vida humana, a indústria hospitalar produz os cilindros de oxigênio, que são reservatórios da substância pura em estado gasoso utilizados no tratamento de oxigenoterapia.
A massa molar, bem como o número de mol, está relacionado com a Constante de Avogadro. Ou seja, o número de entidades elementares contidas em 1 mol correspondem à constante de Avogadro, cujo valor é 6,02 × 1023 mol-1. Logo, a massa molar de um elemento químico corresponde à massa de 6,02 x 1023 entidades químicas. Sua representação se dá em g/mol.
Apesar de ser utilizado ar comprimido, a substância aumenta a eficiência térmica da soldagem, o que reduz consideravelmente a velocidade do processo — além de um resultado mais satisfatório.
Em casos de hipóxia aguda, o cérebro é um dos órgãos mais afetados. A falta de oxigênio no cérebro compromete as células nervosas, que morrem após quatro ou cinco minutos sem o elemento, podendo levar o indivíduo à morte ou a ficar com sequelas permanentes, dependendo da região afetada.
A hipóxia também pode ocorrer em bebês, sendo chamada de hipóxia neonatal. Isso ocorre quando, ainda na placenta materna, o bebê não recebe a quantidade de oxigenação necessária, ocorrendo antes ou durante o parto. Outro fator que pode desencadear a falta de oxigenação no corpo é a anemia falciforme.
A palavra oxigénio foi cunhada em 1790 por Lavoisier, como OXYGÈNE, a partir do Grego OXYS, “agudo, ácido”, mais o sufixo francês -GÈNE, “gerador”, do Grego -GENES, “formação, criação”. ... O elemento oxigénio (O) é produzido na sequência de um conjunto de reacções de fusão nuclear do hélio (He) nas estrelas.
Oxio + gênio; pelo francês oxygène. O que significa: Em 1777, Lavoisier forneceu o nome do elemento oxigênio depois de verificar que esse elemento químico fazia parte da composição (as moléculas apresnetam átomos de oxigênio) de diversos ácidos inorgânicos.
substantivo feminino Característica ou particularidade daquele que é hábil; capacidade, destreza, agilidade. substantivo feminino plural Habilidades. Demonstração de destreza; engenho: meu filho tem muitas habilidades. Etimologia (origem da palavra habilidade).
4 Poder, aptidão ou possibilidade de fazer ou produzir qualquer coisa; competência, habilidade.
Habilidade é o substantivo feminino que indica a qualidade de uma pessoa hábil, que revela capacidade para fazer alguma coisa. O conceito de habilidade está intimamente relacionado com a aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza.