Por destilação fracionada. A destilação separa por diferença no ponto de ebulição. Ao aquecer a mistura( ou reduzir a pressão, ou combinado dos dois ) numa coluna de destilação ,o álcool com menor ponto de ebulição vai evaporar e subir a gasolina tenderá a ficar na fase líquida.
A mistura água gasolina é um sistema heterogêneo, bifaciso. Quando a gasolina que contém álcool é misturada a água, o álcool é extraído pela água e sistema resultante continua sendo bifasico. O álcool contido na gasolina dissolve-se na água, porque suas moléculas são polares como a da água.
Por quê? Diferentes tipos de álcool têm diferentes pontos de ebulição, portanto, isso pode ser usado para separá-los um do outro e de outros compostos orgânicos. A destilação também pode ser usada para separar álcool e água. O ponto de ebulição da água é 212 F ou 100 C, que é maior que o do álcool.
A proporção entre ambos combustíveis é indicada pelo porcentagem de etanol (álcool etílico) precedido pela letra E maiúscula. Desta maneira, a mistura E10 é composta de 10% de etanol anidro e 90% de gasolina.
A resposta é sim. Na fórmula química do etanol, a parte OH é polar e é uma das partes da água (H2O), que é totalmente polar. Por isso álcool e água se misturam. Já a gasolina não se mistura com água, pois uma é apolar e a outra polar.
Esse tipo de etanol, por questões de segurança, tem até 54 ºGL - o que é insuficiente para ser vaporizado e fazer um motor a combustão funcionar. Dessa forma, álcool de supermercado e também o álcool em gel não podem ser usados em carros, pois, além de não permitir o funcionamento, podem danificar seriamente o motor.
Por isso, pode, sim, misturar gasolina e álcool ao mesmo tempo. ... De abastecer uma vez com etanol se você usa sempre a gasolina. E vice-versa. Até na concessionária, ao fazer a entrega do carro zero quilômetro, tem vendedor que “ensina” abastecer as primeiras vezes com gasolina e só depois com o etanol.
Portanto, não há diferença entre álcool e etanol, mas, sim, entre seus tipos. Em geral, o etanol aditivado consome menos combustível em uma mesma distância percorrida.
Ou seja, um carro abastecido com etanol, em geral, andará 30% a menos do que se tivesse sido abastecido com gasolina. Em teoria, se o valor do etanol for menor que 70% do valor da gasolina, ele é a opção mais vantajosa.
etanol
Na hora de abastecer, o dono de um carro com motor turbo deve escolher a gasolina aditivada. Essa é a recomendação de especialistas.
É utilizado como combustível para veículos (Gasolina C) e matéria prima na indústria de tintas, solventes e vernizes. ... O etanol é também usado como matéria prima para a produção de vinagre e ácido acético, a síntese de cloral e iodofórmio.
Considera - se o álcool como sendo menos poluente do que a gasolina....Dentre as aplicações do álcool, pode-se citar: