Participar de qualquer atividade que ajude os outros de alguma maneira é uma forma de manifestar solidariedade. Você pode doar sangue, se tornar doador de órgãos, prestar auxílio a pessoas portadoras de deficiência e até ajudar aquele amigo que está passando por dificuldades.
Devedores. A gente fica com um pouco de vergonha de admitir, mas a verdade é que quanto mais a gente se doa, mais ganha. Não há um único trabalho voluntário em que não se saia com a certeza da dívida: fizemos tão pouco e recebemos tanto!
Mas não é por isso que devemos doar algo com a intenção de receber algo em troca. Temos que doar de coração, com amor, para que possamos receber mais amor ainda. Pois quem ajuda e pratica caridade, se torna uma pessoa cada vez melhor, e com certeza, receberá muito mais amor.
Tabela de compatibilidade para doação de sangue
verbo bitransitivo e pronominal Entregar-se; demonstrar dedicação a uma causa ou pessoa: doou sua inteligência aos alunos; doou-se à família.
Essa sensação boa que acontece quando sentimos que estamos fazendo o bem pode ser a resposta fisiológica do corpo para quando doamos, gastamos dinheiro ou dedicamos algum tempo a ajudar sem pensar diretamente em nós mesmos, pois é como se fizéssemos a escolha em fazer caridade em vez de simplesmente nos favorecer.
Doem vem do verbo doar. O mesmo que: dadivem, presenteiem, outorguem, cedam, brindem, concedam, deem, facultem, obsequiem.
O substantivo comum donatário se refere à pessoa que recebe uma doação; a quem se faz uma doação. O substantivo comum doador se refere à pessoa que doa, que faz uma doação.
O correto é: Ele nem se deu o trabalho de apanhar aquele último cigarro no chão: chamou o garçom e pediu outra carteira. A polícia vai fazer a reintegração de posse da fazenda, doa a quem doer. É difícil imaginar que uma expressão tão arraigada no cotidiano linguístico do brasileiro seja uma infração à língua.
O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente das pessoas. Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários.