Músicas, danças, jogos, brincadeiras e atividades de origem africana, como a capoeira. A escola ainda pode investir em projetos como feiras, eventos e apresentações culturais para trabalhar o tema de forma integrada, aproveitando a oportunidade para envolver as famílias e a comunidade escolar na temática.
O Dia da Consciência Negra marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Fala também sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira.
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data foi oficializada por uma lei de 2011 e é inclusive feriado em alguns estados e cidades. Ela foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695.
O tema central será o preconceito que se tem com a cultura negra, sua história de lutas e conquistas. Em seguida haverá apresentações de manifestações culturais com identidade negra, como o hip hop, o maculelê e a capoeira. Na ocasião, professores e alunos farão uma mostra sobre a história de Zumbi dos Palmares.
O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.
Projeto transforma em feriado nacional Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O Projeto de Lei 5228/20 transforma em feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro.
Siga o Valor Investe: Atualmente, apenas 5 estados adotam o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado local: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Data do Dia da Consciência Negra foi antecipada em Maio. O SindiVarejista lembra os empresários do varejo de Campinas que na próxima sexta-feira, dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, NÃO SERÁ FERIADO NA CIDADE.
O feriado do Dia da Consciência Negra foi antecipado na cidade de São Paulo devido à pandemia de Covid-19, em 21 de maio de 2020. Portanto, na capital paulista esta sexta-feira, 20 de novembro de 2020, será considerada ponto facultativo. Por sua vez, a data será feriado municipal em todo o ABC Paulista.
A Prefeitura de Campinas (SP) mantém plantão de serviços essenciais no feriado desta quarta-feira (21), Dia de Tiradentes. O expediente nas repartições públicas será encerrado nesta terça (20), às 18h, e retomado na quinta-feira (22), às 8h.
Os cinco feriados antecipados são o de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2021 e os feriados do aniversário de São Paulo, de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2022. O dia 2 de abril já é o feriado de Sexta-Feira Santa (Páscoa).
Ficam antecipados para os dias 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, os feriados de 8 de abril, Aniversário da Cidade de Santo André, dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, dia 3 de junho, Corpus Christi e dia 9 de julho, Revolução Constitucionalista de 1932.
Para conter a circulação, o município vai repetir a antecipação dos feriados municipais que foi aplicada em 2020. Serão antecipados os dois feriados municipais de 2021, Corpus Christi e Consciência Negra, e os três de 2022, 25 de janeiro, Corpus Christi e Consciência Negra.
Contudo, por meio do Decreto nº publicado no Diário Oficial do dia o prefeito Bruno Covas antecipou o feriado do Dia da Consciência Negra para o dia 21 de maio de 2020. Em razão disso, o próximo dia 20 de novembro será considerado um dia normal de trabalho, sem aplicação da cláusula 41 da CCT.
Desta vez, foram antecipados feriados municipais de 2021 e 2022: 2021: Corpus Christi (3 de junho) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro) 2022: Aniversário de São Paulo (25 de janeiro), Corpus Christi (16 de junho) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Feriados nacionais para o ano de 2020
Feriado municipal em Aracaju, Belém, Belford Roxo, Belo Horizonte, Campina Grande, Campinas, Contagem, Divinópolis, Dourados, Franca, Itaporanga, Maceió, Marília, Manaus, Piracicaba, Presidente Prudente, Recife, Salvador, Santa Maria, São Leopoldo, Serra, São José do Rio Preto, Sete Lagoas, Teresina, Viamão e centenas ...
A Imaculada Conceição é uma festa litúrgica da Igreja Católica celebrada em 8 de Dezembro. A afirmação da Imaculada Conceição de Maria pertence à fé cristã. É um dogma da Igreja que foi definido no século XIX, após longa história de reflexão e de amadurecimento.
O Dia Nacional da Família é celebrado em 8 de dezembro, intitulado pelo Decreto de Lei nº 52.