Dicas para prova de proficiência em inglês para Mestrado ou Doutorado
Cursar um mestrado é desafiador por si só. São muitas noites de sono perdidas, longas horas refletindo sobre o objeto de estudo, a melhor abordagem para escrever sobre um tema determinado. Mas tudo fica mais difícil quando expectativas são criadas e medidas por uma régua ilusória.
dois anos
10 dicas sobre finanças para fazer mestrado e doutorado
Afinal, o que é um mestrado? É um grau acadêmico com a finalidade de formar pesquisadores e docentes universitários, com objetivo estritamente científico. Entre os cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, os que estão voltados para a área acadêmica, assim como o doutorado.
Por ser um trabalho acadêmico-científico, a dissertação de mestrado precisa seguir uma metodologia comprovada de análise, trazer dados e fatos que corroborem as ideias apresentadas. Mas fique atento: você não pode simplesmente selecionar as teorias que estão alinhadas ao seu pensamento.
Dentre os trabalhos monográficos mais usuais, destacam-se aqueles exigidos para obtenção de graus, como a dissertação de mestrado e a tese de doutorado. Para a conclusão de cursos de especialização, ou mesmo de graduação, é comum a apresentação de trabalhos acadêmicos chamados simplesmente de monografias.
Uma importante diferença entre esses dois cursos de pós-graduação é o requerimento final para se formar: no mestrado é preciso apresentar uma dissertação, enquanto no doutorado deve-se defender uma tese. Do ponto de vista do estilo de redação, tese é um tipo especial de dissertação.
A dissertação de mestrado trata-se de um trabalho acadêmico cuja finalidade é a de contribuir com reflexões ou análises sobre um tema específico. Partindo dessa premissa, a dissertação de mestrado não precisa ser inédita, como é o caso da tese de doutorado.
80 páginas
Deve ser utilizado papel formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), usando-se somente um lado da folha. Os parágrafos devem ser iniciados a 2,5 cm da margem esquerda.
Isso não significa, no entanto, que em termos de extensão a tese deva corresponder ao dobro de páginas da dissertação: as dimensões ficam a critério dos programas de pós-graduação, mas no geral as teses costumam exceder 200 páginas (algumas vão muito além disso), fato que ocorre por tratar-se de uma pesquisa longa e de ...
40 páginas
Para se ter como base, geralmente as instituições exigem de 30 a 60 páginas de conteúdo que deverão abranger a introdução até a conclusão. O mais importante é manter uma média de página por capítulo. Será muito estranho e pode reduzir sua nota na coesão, quando um capítulo tem em média 2 folhas e outros com 4 folhas.
Resumindo, as médias de páginas para TCC são: Artigo científico: de 5 a 25 páginas. Monografia (graduação): de 30 a 60 páginas. Monografia (pós-graduação): de 40 a 100 páginas.