O estilo dos textos iniciais era simples e seus temas principais eram religiosos ou relatos das dificuldades e alegrias na nova terra. Os puritanos eram disciplinados e intolerantes em relação à diversão e aos prazeres. No entanto, obtiveram grande êxito econômico devido a essa postura.
Conheça os principais autores do Modernismo no Brasil Pintura: Candido Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, dentre outros. Música: Heitor Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, e Guiomar de Novais.
Realizada em uma época de turbulências no âmbito político, social, econômico e cultural, a Semana de Arte Moderna teve como uma das figuras mais importantes, o escritor Mário de Andrade que, lado do escritor Oswald de Andrade e do artista plástico Di Cavalcanti, articulou e organizou o evento.
Principais Artistas
A Semana de Arte Moderna de 1922 contou com a participação de grandes nomes do Modernismo brasileiro. Podemos citar os escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Plínio Salgado, Tácito de Almeida, Menotti Del Picchia e Guilherme de Almeida.
Entre os principais, podemos citar: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Victor Brecheret, etc.
Esses são os artistas do MOVIMENTO CUBISTA NO BRASIL....Entre os artistas mais conhecidos que fizeram essa mescla em seus trabalhos, podemos citar:
Também conhecida como Semana 22, o principal motivo era renovar e transformar o contexto artístico brasileiro, tanto na arte como na literatura. O Brasil vivia a República Velha. O capitalismo crescia no país, consolidando a república. A elite paulista estava totalmente influenciada pelos padrões europeus tradicionais.
Alvo de muitas críticas, a Semana de Arte Moderna só ganhou sua importância com o passar dos anos, e o seu principal legado foi desprender a arte brasileira da reprodução de padrões europeus, dando início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
No Brasil, a Arte Moderna buscou uma ruptura com a forte influência artística estrangeira, apropriando-se dessas vanguardas para criar uma identidade nacional dentro da arte. As manifestações vieram de uma forma mais engajada e como denúncia social, contrapondo-se radicalmente aos ideais da burguesia.