Nas arenas (a mais famosa era o Coliseu de Roma), os gladiadores lutavam entre si, utilizando vários armamentos como, por exemplo, espadas, escudos, redes, tridentes, lanças, etc. Participavam também das lutas montados em cavalos ou usando bigas (carros romanos puxados por cavalos).
Por muitos séculos, os Gladiadores lutaram entre si ou contra animais ferozes para entreter os romanos. Foi construída uma arena especial para esse tipo de espetáculo, o Coliseu, que tem em suas ruínas, hoje, um dos principais pontos turísticos da Itália.
Durante o período da República Romana os Gladiadores foram recentemente recrutados no primeiro recrutado para as escolas de gladiadores de escravos, criminosos e prisioneiros de guerra. Eles não tinham escolha. Eles foram forçados para os papéis de gladiadores.
Tipos de gladiador. Durante os tempos da república, a maioria dos gladiadores usavam armaduras semelhantes às do exército, ou seja, Lorica Hamata (malha) ou Lorica Squamata (escamas), e não havia grande variedade de combatentes.
As roupas mais usadas pelos romanos eram as togas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga. Em Roma vestia-se uma túnica por baixo e a toga por cima. ... Escravos, plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica sobre o corpo.
O escudo do soldado romano era feito de duas camadas de madeira, revestidas com linho e couro, e envolvidas com ferro, dessa forma o protegia no combate protegendo dos dardos e das espadas. Na nossa armadura espiritual o escudo que nos protege é a fé. ... O capacete era “a parte mais ornamental da armadura primitiva”.
Gládio Pompeu De todos os gládios usados pelos romanos, foi o mais curto, medindo 60 centímetros de comprimento, dos quais a lâmina mediria à volta de 45 centímetros de comprimento e 5 centímetros de largura. Pesava à volta de 700 gramas. Era a arma principal dos legionários.
Também chamado de miles ("soldado") ou legionários em latim, o legionário romano era, normalmente, um cidadão romano de 17 a 46 anos de idade. Um soldado era alistado numa legião para um tempo de serviço de 25 anos, uma mudança na prática anterior de alistamento para apenas uma campanha (batalha).
As várias partes do Império Romano comunicam-se entre si por um complexo e moderno sistema de estradas, muitas delas pavimentadas, juntamente com um sistema de correios que contava com milhares de mensageiros.
A altura ideal de um recruta para infantaria, ou cavalaria, variou entre 1,72 e 1,77 metros de altura, embora não eram rejeitados aqueles mais baixos, mas tinham que ser fortemente constituídos. No final do Império a exigência de altura caiu para 1,65.
Os romanos gostavam de alho, cebola, nabo, figo, romãs, laranjas, peras, maçãs e uvas. O prato típico era mingau de água com cevada. Uma versão mais sofisticada levava vinho e miolos de animais. Somente ricos comiam carne, geralmente de carneiro, burro, porco, ganso, pato ou pombo.
Originários dos povos amoritas que habitavam a região sul do deserto árabe, os babilônios foram uma das civilizações que ocuparam a região mesopotâmica. Promovendo a dominação dos acadianos, os amoritas realizaram um processo de expansão territorial que alcançou várias cidades da Mesopotâmia.
Na sociedade suméria havia escravidão, porém o número de escravos era pequeno. Grupos de nômades, vindos do deserto da Síria, conhecidos como Acadianos, dominaram as cidades-estados da Suméria por volta de 2300 a.C. As cidades sumérias eram autônomas, ou seja, cada qual possuía um governo independente. ...
Os caldeus eram povos semitas do sul da Mesopotâmia que habitavam na margem oriental do rio Eufrates. Eles iniciaram seu domínio expansionista após a invasão à cidade de Nínive, que era dominada pelos belicistas assírios, em 612 a.C. ... A partir de então, surgia o Segundo Império Babilônico, erguido pelos caldeus.