Os lipídios (moléculas gordurosas) são transportados numa cápsula de proteína, e a densidade dos lipídios e o tipo de proteína determinam o destino da partícula e sua influência no metabolismo./span>
A degradação de lipídios ocorre, principalmente, na mitocôndria através da β-oxidação. A β-oxidação corresponde à remoção, sucessiva, de 2 unidades de carbono na forma de acetil-CoA.
Como se chama a via de degradação dos ácidos graxos e onde ela ocorre? A via de degradação dos ácidos graxos chama-se -oxidação e ocorre na matriz mitocondrial.
Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.
A gordura aquecida faz o alimento desenvolver odor, cor e textura. Isso torna as preparações fritas mais atraentes. ... Portanto, os lipidios afetam o sabor dos alimentos de forma que desejamos alimentos gordurosos por conta do chamado endocabinoides.
Em alimentos, os principais fatores relacionados à ocorrência ou controle destas reações estão relacionados à composição lipídica (quanto maior o teor de gordura e de fosfolipídios, maior será a oxidação) e protéica dos alimentos; à presença de oxigênio (idêntico aos lipídios); à quantidade de enzimas e sistemas ...
Deve-se evitar o uso prolongado da mesma gordura no processamento de alimentos (frituras), especialmente se estes alimentos forem ricos em água. A rancidez hidrolítica pode ser inibida pela inativação térmica das enzimas e pela eliminação da água no lipídio.
A rancificação pode ocorrer por dois processos: hidrólise (quebra da molécula pela água) e oxidação (reação com oxigênio do ar). Estas reações em geral conferem ao alimento um gosto ruim e um cheiro desagradável. ... A reação é catalisada por íons metálicos.
Rancificação hidrolítica ou lipolítica Esse é o tipo de rancificação causada pelos agentes químicos e enzimas que eu comentei. Nesse caso, esses compostos promovem a quebra das moléculas de gordura e, como resultado, geram ácidos graxos (moléculas de ácido com tamanho bastante grande)./span>
Como já dito anteriormente, o grau de insaturação de um óleo ou gordura determina sua suscetibilidade à oxidação. A gordura de porco, por exemplo, é mais suscetível à oxidação quando comparada à gordura de bovinos, porque a primeira possui maior quantidade de insaturação em sua estrutura./span>
Evitar a ocorrência de processos oxidativos em alimentos exige a redução da ação dos fatores que os favoreçam. Assim, deve-se preservar o alimento dos fatores temperatura e luz que beneficiam o processo de composição dos radicais livres, impedindo a presença de traços de metais e o contato com o oxigênio.
As reações de auto-oxirredução ou de desproporcionamento são aquelas em que um mesmo elemento sofre oxidação e redução simultaneamente. A reação de auto-oxirredução ou desproporcionamento é um tipo de reação de oxirredução em que um mesmo elemento químico sofre oxidação e redução.