Novo processador faz parte da linha Ryzen 5000 para desktops, que traz arquitetura Zen 3 e promete superar Intel também em desempenho single-core. A AMD revelou nesta quinta-feira (8) o novo Ryzen 9 5900X, que promete ser o melhor processador do mundo para jogos.
O Core i9 10900K e o Ryzen 9 3900X são os melhores processadores da Intel e AMD, respectivamente, em 2020, mas ainda há outras opções com bom custo benefício para montar um computador sem gastar muito e ainda ter boa performance, como é o caso do Ryzen 5 3600X.
AMD Ryzen 3 3200G, processador barato para jogos Se você procura um bom processador para jogos que não seja tão caro, o AMD Ryzen 3 3200G pode ser a melhor escolha para montar um PC gamer barato.
O Ryzen 5 3600X é um hexa-core de 12 threads que aparece como uma das melhores opções de custo-benefício para quem quiser montar um PC gamer em 2020. O processador tem performance de sobra para encarar jogos recentes e não custa tão caro quanto as unidades top de linha, seja da Intel ou da própria AMD.
Melhores processadores para comprar em 2020
Melhor CPU para Renderização
Uma velocidade de clock de 3,5 GHz a 4,0 GHz é geralmente considerada uma boa velocidade de clock para jogos, mas é mais importante ter um bom desempenho de thread único. Isso significa que sua CPU faz um bom trabalho de compreensão e conclusão de tarefas individuais.
Mais núcleos significa mais capacidade multitarefa, ideal para aqueles que ficam com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, enquanto um clock mais alto é melhor para aqueles que querem mais desempenho na tarefa que está sendo executada no momento.
Processadores com oito núcleos ou mais Ou seja, são núcleos incompletos, onde cada par de núcleos compartilha a mesma cache L2 e unidade de processamento de ponto flutuante (uma das operações mais pesadas para um processador moderno).
Descobrir quantos núcleos o processador tem
Threads e núcleos Quando se fala que um determinado processador é dual-core, quad-core, hexa-core, e assim por diante, significa que a CPU tem diversos núcleos independentes que funcionam como processadores individuais. Cada um desses corresponde a uma thread, ou linha de execução.
Thread é um pequeno programa que trabalha como um subsistema, sendo uma forma de um processo se autodividir em duas ou mais tarefas. É o termo em inglês para Linha ou Encadeamento de Execução.