Diagnóstico de Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo provoca dormência, formigamento e é causada principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo. Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço.
A Síndrome do Túnel do Carpo dá direito à aposentadoria? Isto depende um pouco de alguns fatores. Dentre os tipos de aposentadoria, a que poderia enquadrar a condição e conceder o direito, é a aposentadoria por invalidez.
O síndrome do túnel cárpico geralmente é classificado em três graus: ligeiro, moderado e severo. Os casos de síndrome do túnel cárpico ligeiro apenas cursam com alterações sensitivas nos exames eletrofisiológicos. Na presença de alterações sensitivas e motoras é classificado como síndrome do túnel cárpico moderado.
Remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, para reduzir a inflamação no pulso e aliviar os sintomas; Injeção de corticoides no túnel do carpo para reduzir o inchaço do local e aliviar a dor e desconforto durante o mês.
O esforço repetitivo no trabalho, longos períodos em que o punho fica muito esticado ou muito dobrado, também pioram os sintomas, mas não é provado que a síndrome do túnel do carpo seja uma patologia causada por esforços repetitivos.
Tratamento caseiro. Uma boa forma de aliviar os sintomas da síndrome do túnel do carpo, consiste em aplicar um bolsa de água quente sobre o pulso durante 10 minutos e depois fazer exercícios de alongamento esticando o braço e dobrando o pulso para um lado e para o outro, 10 vezes.
Assim, não há a necessidade de concederem primeiro o auxílio-doença. A perícia pode indicar a aposentadoria já nesta etapa. É importante mencionar que o indivíduo com Síndrome do Túnel do Carpo, ou outra condição que gere a incapacidade de trabalho, pode solicitar que alguém o acompanhe durante a perícia médica.
É uma sensação de formigamento que se manifesta mais à noite por causa da retenção de líquido comum nesse período. Depois disso, a deterioração da sensibilidade dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha ou pegar uma xícara.
Médico ortopedista explica sobre a Síndrome do Túnel do Carpo e o seu tratamento – Hospital Auxiliadora.
O tempo de recuperação varia de acordo com o tipo de técnica cirúrgica, na cirurgia tradicional o tempo é mais longo. Geralmente o tempo de afastamento das atividades são de 10 dias, com. alguns cuidados: usar tala para imobilizar o punho, e fazer Fisioterapia para recuperação dos movimentos.
PACIENTES QUE SE APRESENTEM COM ATROFIA MUSCULAR SÃO CANDIDATOS A IR DIRETO PARA CIRURGIA. Caso o paciente tenha indicação cirúrgica porém opte por não operar, o risco é haver progressão da doença, lesão nervosa, atrofia muscular e perda de função da mão.
Recuperação da cirurgia do túnel do carpo
A cirurgia convencional é realizada através de um corte na palma da mão em cima do local da compressão. Através desse corte o túnel do carpo é aberto e realizada a liberação do ligamento que causa a compressão nervosa, com consequente melhora dos sintomas.
No laudo pericial foi atestado que ela sofria de síndrome do túnel do carpo bilateral de origem ocupacional. Ao fixar o valor de R$ 300 mil, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) entendeu que a empresa não adotou medidas eficazes para atenuar a atividade de risco.
Na presença de sintomas de dormência ou parestesias dos dedos e/ou mãos deve procurar um médico ortopedista especialista em mão, de modo a efetuar o diagnóstico correto e atempado da patologia em causa e, desta forma, ser orientado para fazer o tratamento mais adequado para cada situação.
O tratamento fisioterapêutico é muito eficaz nos casos de síndrome do túnel do carpo, reduzindo consideravelmente os sintomas. O profissional de fisioterapia irá tratar as compressões nervosas leves e moderadas por meio de controle inclusive de outras doenças sistêmicas subjacentes.
Exercícios para Síndrome do Túnel do Carpo
A tendinite atinge, principalmente, o tendão dos músculos que servem o polegar e os primeiros dedos da mão. Eles atravessam o Túnel do Carpo, um estrutura em forma de canal ou túnel existente ao nível do punho, formada por uma combinação de ligamentos, tendões e pequenos ossos chamados carpais.