Desdobrar ou dividir um terreno em duas ou em até mais partes é possível se a metragem estabelecida pela prefeitura, por meio da lei municipal, permite fazer o desmembramento. E essa lei pode variar de cidade para cidade e determinando uma metragem específica.
Eu, (especificar nome completo), RG (especificar número), CPF (especificar número), residente no endereço (especificar rua, nº, complemento, bairro, cidade/estado), declaro que eu e meu grupo familiar residimos em imóvel alugado por ___________________________________ RG ___________________________ CPF ...
Para isso, faça o seguinte:
O valor médio a ser investido no desmembramento de um terreno fica em torno de R$ 3.
Para iniciar um procedimento de desdobro, um profissional habilitado pelo CREA deverá medir o terreno, com ou sem construção, e preparar as plantas e o memorial descritivo, para protocolar e aprovar na prefeitura municipal.
Quem pode fazer o desmembramento de um terreno? O principal responsável por solicitar o desmembramento de um terreno é o próprio proprietário do imóvel, que deverá contratar um profissional habilitado junto ao CREA, podendo ser um engenheiro, arquiteto ou topógrafo, para elaborar a documentação necessária.
É fácil entender quando e como desmembrar um terreno. Se os terrenos são grandes o suficiente para contar com uma casa e ainda sobrar espaços, eles podem ser desmembrados.