Para ajudar você a diferenciar a parede do ambiente, listamos quatro dicas infalíveis:
6 Passos para Pintar um Quarto
Passo a passo para pintar a casa sozinho
O passo mais importante de como pintar uma parede já pintada é retirar as camadas antigas de tinta. Para isso, você precisa do auxílio da espátula de aço não flexível. Insira a feramenta onde a tinta já está soltando e retire o máximo possível das camadas velhas das pinturas anteriores. Depois, é hora de lixar.
Um segredo para uma boa e rápida pintura de paredes é: diluir a tinta do jeito certo....Dilua a tinta corretamente, para conseguir pintar paredes em minutos
Pintura – De 1 a 3 dias Em dias chuvosos, demoram mais. Caso você precise apenas de 2 demãos, o tempo de pintura por metro quadrado poderá ser de até 10 minutos. Paredes pintadas com cores escuras e que serão repintadas com cores claras, precisarão de mais 1 ou 2 demãos de tinta branca ou similar.
Como pintar paredes: guia prático e fácil para seguir
Cubra a tinta para mantê-la fresca A tinta seca rapidamente, inclusive na sua bandeja de rolos. Se você precisa fazer uma pausa por mais de 10 minutos, cubra a tinta. Coloque uma tampa no seu balde de tinta e um pano úmido sobre o recipiente de pintura de mão. Use papel alumínio para cobrir sua bandeja de rolos.
Veja como deve ser feita a pintura.
Rolos de lã com pelo alto são os mais indicados para pintar áreas extensas, paredes rugosas e semirrugosas, com as mais diversas texturas, pois possuem alta capacidade de reter a tinta. Castor recomenda: Rolo de Lã de Carneiro Profi 23cm – Ideal para tintas Látex PVA e Acrílica.
Escolha o rolo de pintura certo para cada tipo de parede
Aplicação do verniz PS: O ideal é usar sim o rolo de espuma, pois é mais fácil a aplicação e o resultado pode ficar melhor, principalmente se a superfície estiver bem lisinha para a aplicação.
Para superfícies lisas, os rolos de lã de carneiro devem ter pelos mais curtinhos e permitem tintas à base de água, látex PVA ou acrílica; já os de lã sintética são indicados para qualquer tipo de tinta ou verniz. Rolos de espuma rígida devem ser empregados para a aplicação de texturas.
Os rolos de pintura de espuma poliéter e poliéster são recomendados para aplicação em superfícies lisas. A espuma poliéster tem densidade maior e estrutura celular mais fina. Ela retém mais tinta e proporciona melhor alastramento e acabamento com qualquer tipo de tinta acrílica ou sintética.
Um outro contraponto em relação aos tipos de rolo é a durabilidade. O rolo de lã por exemplo, pode durar até 5 aplicações, aproximadamente, enquanto a vida útil do rolo de espuma, gira em torno de duas ou 3 aplicações.
O pincel ou rolo precisa ser de lã de carneiro ou lã sintética baixa. Assim, evitará respingos e fixará melhor a tinta epóxi na superfície. Você também pode pintar com uma pistola de tinta ou compressor; Um galão de tinta epóxi dura aproximadamente 50 m² por demão.
O melhor rolo para pintar azulejos é o de lã de carneiro ou uma brocha. Evite o amarelo de poliéster: ele não espalha a contento sobre a cerâmica e não cobre os rejuntes. Para receber a tinta, os azulejos e os rejuntes devem estar bem limpos, sem nenhum traço de sujeira ou gordura.
Experimente usar um rolo de textura porque ele acumula um pouco mais de massa corrida do que um rolo de pintura normal. Depois de passar a massa corrida, alise a superfície com o rodo. Você pode remover o cabo se o espaço for pequeno. Mas se você tiver uma área maior, pode usar com o cabo também.
Sua fórmula proporciona também proporciona uma maior facilidade para lixar. Uma lata de 25KG rende até 75m² por demão (Rendimento estimado. Pode variar de acordo com o tipo e condição da superfície).
Como passar massa corrida: materiais necessários
A principal função do selador é a de preenchimento de superfícies porosas e criar uma ancoragem para receber o acabamento final. Via de regra, o selador é usado antes da massa corrida porque se espalha uniformemente pela superfície e a prepara para o uso da massa e, depois, da tinta.
É fundamental preparar a parede, antes de aplicar a massa corrida. Retirar todas as sujeiras e impurezas possíveis, lixar bem, e até mesmo aplicar um selador, ajudam a posteriormente, a otimizar a aderência da parede com relação à massa.
Massa acrílica em cima paredes antigas Para preparar a parede antiga é necessário lixar bem, remover todo o residual. Após lixar passe na parede um tecido úmido e com solvente para acabar com a tinta que ainda está na parede. Não passando por cima de nenhuma etapa desse processo tudo vai dar certo.
O selador deve ser aplicado sempre antes da pintura, em paredes novas (respeitando os 28 dias, aproximadamente, de cura) ou muito danificadas e irregulares. Você deve aplicá-lo tanto em ambientes internos quanto externos, e em diversos tipos de superfície.