Os materiais infectantes ou resíduos biológicos - algodão, gaze ou qualquer material contendo sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgia, modelo de gesso, moldagens e kits para exames – devem ser descartados em lixeira com tampa de acionamento por pedal e saco plástico branco leitoso.
A importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana.
Ou seja, a principal importância do gerenciamento de resíduos sólidos é garantir a preservação do meio ambiente e da saúde da população.
A coleta seletiva evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos se encaminhem para os seus devidos lugares. ... Adotar pequenas atitudes na rotina e preparar a casa ou empresa para separar corretamente o lixo é uma das melhores maneiras para ajudar na preservação do meio ambiente.
A coleta seletiva traz benefícios para o planeta e para a vida das pessoas. Com ela, é possível fazer a reciclagem de vários materiais, economizando recursos. Além disso, eliminamos resíduos dos aterros sanitários, que se tornam um problema cada vez maior.
As lixeiras são coloridas e cada cor serve para identificar o material descartado. Quando a separação não é feita de maneira adequada, o solo pode ser contaminado, a saúde pública é ameaçada e o meio ambiente sofre impacto inimaginável.
As lixeiras de coleta seletiva fazem toda a diferença para a reciclagem e sustentabilidade do nosso planeta. Com elas é possível selecionar os lixos de acordo com o seu material, o que facilita o seu descarte adequado, e no momento da reciclagem.
Lata de lixo amarela - metal PRETO: madeira LARANJA: resíduos perigosos BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde ROXO: resíduos radioativos MARROM: resíduos orgânicos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
As coletas de lixo seletiva podem ser feitas por meio de lixeiras coloridas, que identificam o tipo de material a ser descartado. Plásticos, papéis, metais e vidros são materiais reutilizados por empresas na fabricação de outros produtos ou de matéria-prima.
VERDE: vidro; AMARELO: metal; PRETO: madeira; LARANJA: resíduos perigosos (como pilhas e baterias);
Metal (Lixeira de reciclagem amarela) Nas lixeiras amarelas, descarte as latinhas de cerveja, refrigerante e sucos, esquadrias e molduras de quadros, sempre prensadas ou amassadas para otimizar o armazenamento até o processo de reciclagem.
As cores das lixeiras são padronizadas, sendo as mais comuns a vermelha, para descarte de lixos feitos de materiais plásticos, azul, para papéis, amarela, para metais, verde, para vidros, cinza, para lixos não recicláveis e a cor marrom, para lixos orgânicos. Recicle diariamente!
Código de Cores para os Diferentes Tipos de Resíduos
Afinal, quais são as cores para coletores e lixeiras para coleta seletiva?
Conheça as cores da coleta seletiva separe seu lixo do jeito...
VERDE: Vidro (Verde) – frascos, garrafas; vidros de conserva. Dicas: lave-os com água de reúso e retire as tampas. AMARELO: Metal (Amarelo) – latinhas de cerveja, refrigerante e sucos; esquadrias e molduras de quadros. Dicas: latas devem ser amassadas ou prensadas para facilitar o armazenamento.