Para calcular a amplitude de uma onda devemos medir a distância que vai do seu eixo central até o seu ponto mais elevado (crista da onda). As ondas podem ser definidas como perturbações que são capazes de transportar energia e que se propagam em um determinado meio material ou no vácuo.
A frequência é definida como o número de voltas realizadas por um objeto em movimento circular em um intervalo de tempo determinado. Também pode ser definida como a quantidade de ondas geradas em um tempo específico.
O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. ... Assim, quanto maior a proximidade dessas moléculas, mais rapidamente as ondas sonoras propagam-se, por isso, a velocidade do som nos sólidos é maior que nos líquidos e gases. Não pare agora...
As ondas sonoras são ondas longitudinais; no ar, conforme o som se propaga, as moléculas formam regiões de compressão e rarefação. ... Por isso, os "vales" correspondem às "rarefações" e as "cristas" das ondas transversais às "compressões" das ondas longitudinais.
Ondas longitudinais incluem ondas sonoras (vibrações na pressão, desprendimento de partículas, e velocidade de partícula propagada em um meio elástico) e ondas sísmicas (criadas por terremotos e explosões). Nesse tipo de onda, o deslocamento do meio é paralelo à propagação da onda.
Toda onda transporta energia sem deslocar matéria. 02. Em qual dos fenômenos abaixo as ondas são longitudinais? a) Raios X.