Caso já tenha aberto a embalagem ou seja azeitona a granel, o melhor é guardar na geladeira em recipiente com tampa, de preferência dentro do líquido que ela veio. Na geladeira ela vai durar quase dois anos sem estragar.
Num recipiente grande misture a água com o sal e o vinagre. Mexa bem com uma colher até dissolver totalmente o sal. Coloque os temperos no fundo do frasco. Encha o frasco com as azeitonas.
Prepare, então, uma solução para conservar as azeitonas. Guarde as azeitonas na geladeira cobertas com água filtrada, sal e um pouco de azeite. Assim, elas não ficarão rançosas e podem permanecer por até duas semanas armazenadas. Antes de adicioná-las à preparação, lave em água corrente.
Por isso o que deve fazer é guardar o pote com as azeitonas dentro da geladeira. Assim manterão seu sabor e qualidade. As azeitonas que conservar na geladeira não deverão permanecer ali por mais de 5 dias, aproximadamente.
Validade: 24 meses, a partir da data de fabricação desde que mantido em condições normais de estocagem. Embalagem: Pote de vidro. Após aberto: Manter sob-refrigeração (2°a 7°C) e consumir em até 5 dias.
Se o frasco aparentar estar fechado e a tampa, no centro, apresentar uma forma arredondada e inchada é porque o frasco não estava bem cerrado e por sinal o que estava dentro está agora estragado.
Como Conservar: Azeitonas devem ser mantida na geladeira e dentro da própria salmoura, e nunca deve ser usado talheres sujos ou os dedos para pegar, pois isso pode contaminar a salmoura. Na hora de servir: Se for como aperitivo deve ser retirado da geladeira com antecedência para que fique em temperatura ambiente.
Coloque as azeitonas para secar em um pano, misture 100 g de sal para cada 1 kg de azeitona e coloque-as em um pote fechado na geladeira, realizando este processo, suas azeitonas ficarão conservadas por até 3 meses.
“Nossa sugestão é lavar as azeitonas, de duas a três vezes, com água fria. Este processo removerá parte do sal presente na superfície da azeitona.”, explica.
Coloque as azeitonas em um vidro de conserva. Misture seis colheres de sopa de sal sem iodo em quatro litros de água, depois cubra as azeitonas com essa solução. Deixe-as curtindo por uma semana e à esta altura elas estarão prontas para o consumo. Armazene-as nos vidros com salmoura na geladeira por algumas semanas.
Para eliminar o sabor amargo da azeitona precisaremos de água mineral e de um recipiente de plástico. Adicione as azeitonas ao recipiente com água e deixe repousar ali por uma semana. A água deve ser trocada diariamente e, se possível, duas vezes por dia; desta forma perderão o sabor amargo mais rapidamente.
Azeitona Verde com Caroço Rivoli 100g R$ 2,49 un. Comprando 3 un. R$ 2,39 un.
O princípio é semelhante, mas, neste caso, os frutos ficam imersos já em uma solução de água e sal por uma semana, sem trocas. Ao fim desse processo, a salmoura é trocada por outra, mais salgada. Então, já entro de um vidro, as azeitonas precisam ficar pelo menos dois meses antes de serem consumidas.
Bata na árvore com um cajado para colher várias azeitonas de uma vez. Coloque uma folha plástica embaixo dos galhos da oliveira. Depois, bata de leve nos galhos que estiverem cheios de azeitonas com um cajado ou uma vareta comprida. As azeitonas vão se soltar dos galhos e cair no plástico embaixo.
As verdes são cozidas e depois fermentam em salmoura entre 6 e 12 meses. Quanto mais tempo elas passam pela fermentação, menos amarga e mais saborosa fica. Já a azeitona preta, por ser um fruto maduro, precisa de menos tempo de salmoura, sendo curada por, no máximo, dois meses.
A principal diferença entre azeitonas verdes e pretas está no ponto em que são colhidas – o que define sua coloração. As azeitonas verdes são colhidas antes de amadurecerem, enquanto as azeitonas pretas podem amadurecer na árvore.
Coloque-as em garrafas plásticas de água mineral de 5 litros e adicione uma salmoura a 8% a 10% – mistura de 800 gramas a 1 quilo de sal (grosso ou marinho) com 10 litros de água. Tampe os recipientes e deixe a solução fermentando por oito a 12 meses.
Não. Essa é normalmente a primeira pergunta dos neófitos do mundo do azeite. As azeitonas surgem de suas flores sempre verdes.
Benefícios. O extrato, o chá e o pó da folha de oliveira são utilizados em vários países devido ao potencial de seus compostos bioativos, que podem ter efeitos antioxidantes, anti-hipertensivos, propriedades anti-inflamatórias, hipoglicêmicas e hipocolesterolêmicas.
A oliveira (nome científico Olea europaea L.) é uma árvore da família das oleáceas. A oliveira produz azeitonas, que são usadas para fazer azeite. Tem pouca altura e tronco retorcido, sendo nativas da parte oriental do mar Mediterrâneo, bem como do norte do atual Irã no extremo sul do mar Cáspio.
Confira a seguir os benefícios das azeitonas:
Para obter os benefícios da azeitona, a quantidade recomendada de consumo é de 7 a 8 unidades por dia, somente. No entanto, em casos de hipertensão deve-se reduzir a ingestão para 2 a 3 azeitonas por dia, pois o sal presente na conserva deste fruto pode alterar a pressão arterial, causando complicações á saúde.
O fígado de boi também é rico em selênio, composto B12, e pode reduzir certas condições inflamatórias como a asma e a artrite, além de ajudar o DNA a restaurar as células.
Porém, ao contrário do que se pensa, quando são consumidas com moderação, as azeitonas podem ser benéficas para a saúde e para quem quer emagrecer. Cada azeitona tem entre quatro a oito calorias.
As azeitonas contêm de 115 a 145 calorias a cada 100 gramas, ou cerca de 59 calorias por 10 azeitonas.
A azeitona preta possui um óleo que é rico em ácidos graxos insaturados, excelente para aumento do bom colesterol no organismo. Além de ser consumida ao natural é utilizada para a produção do azeite de oliva. As azeitonas Pretas possuem as seguintes Vitaminas A, Vitamina C, vitamina B1 e Vitamina B2.
Cebola, pimenta, pepino, abobrinha, rabanete, quiabo, berinjela, jiló, azeitona e palmito também estão liberados para consumo ilimitado por dia.