As fibras ajudam no controle do colesterol porque elas carregam as pequenas moléculas de gordura para o bolo fecal, que pode ser eliminado naturalmente pelo corpo, mas para que tenham o efeito esperado também é importante beber bastante água ou líquidos claros como chá sem açúcar para garantir que o bolo fecal fica ...
Cada pessoa hospitalizada possui uma dieta prescrita pelo médico e, por isso, não deve receber alimentos de fora. Isso significa que se alimentar de comidas que não as do hospital pode ser prejudicial, pois o paciente pode sair da prescrição indicada.
Ginástica. A ginástica aeróbica assim como outros exercícios é eficaz para aumentar o HDL, mas para obter resultados melhores o ideal é intercalar com atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação. A ginástica é mais eficaz para aumentar o HDL e a musculação é mais eficaz para reduzir o LDL.
Essas fibras ajudam a diminuir a quantidade de colesterol absorvido pelo corpo, reduzem a absorção da glicose no intestino delgado, mantêm os níveis adequados de minerais, aumentam o tempo de absorção dos nutrientes no intestino delgado, além de ajudarem na proliferação das bactérias benéficas e aumentarem o volume ...
O benefício da ingestão de fibras para a digestão é o fato de que elas retardam o esvaziamento gástrico e se juntam ao bolo fecal, estimulando o funcionamento intestinal. Isso faz com que o processo digestivo seja realizado pelo organismo de forma mais rápida e fácil.
Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos pelo nosso organismo. Existem dois grupos de fibras: solúveis e insolúveis. As fibras solúveis têm a capacidade de se misturar a água e assim cumprem seu papel de proporcionar mais saciedade, pois formam uma espécie de gel na parede do estômago.
Os principais benefícios da fibra são: Diminui os níveis de colesterol no sangue, especialmente o colesterol LDL. Melhora a função intestinal e ajuda a prevenir a obstipação. Retarda a absorção da glucose e reduz o pico de glicemia que ocorre após as refeições.
Auxiliam no controle glicêmico: As fibras solúveis tornam mais lento o processo de absorção dos carboidratos. Com isso, não há picos de glicose e consequentemente os picos de insulina não acontecem.
Como comentamos, as fibras funcionam como “vassouras”, que empurram os resíduos pelo intestino. Sem a água, as fibras se transformam em “lixas”. É a água que vai ajudar as fibras a “escorregarem” pelo tubo intestinal.
As fibras insolúveis dão a textura firme de alguns alimentos, como o farelo de trigo, frutas, verduras e as hortaliças. Estas fibras retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias e com mais volume. Desta forma, ajudam o intestino a funcionar melhor.
A ingestão diária de fibra jamais deve passar das 70 gramas diárias, pois em excesso pode trazer inchaço, gases e constipação, assim como deficiências nutricionais – especialmente de cálcio, magnésio e zinco já que ela pode limitar a absorção desses nutrientes -; e aumenta o risco de bloqueio intestinal, caso seja ...